Foto/Reproducao
Mensagens por celular que avisam sobre CPF irregular e ame4açam bloqueio de contas ou bens são golppe. O alerta é do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que identificou a circulação do chamado “golppe do CPF irregular”.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Nos textos, os crimminosos pressionam a vítima a clicar em um link ou ligar para um número, que leva à emissão de um boleto falso.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Segundo o tribunal, os golpistas exploram o medo e a sensação de urgência para que a pessoa tome decisões rápidas. O TJRN reforça que não envia cobranças, solicita dados pessoais ou pede pagamentos por SMS, WhatsApp ou redes sociais. Órgãos públicos também não exigem regularizações imediatas por boleto ou PIX.
A orientação é desconfiar de mensagens alarmantes, não clicar em links desconhecidos e nunca informar senhas ou códigos. Para saber se o CPF está regular, a consulta deve ser feita apenas no site oficial da Receita Federal, informando o número do documento e a data de nascimento. Qualquer oferta de “regularização rápida mediante pagamento” é fraude.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -