Foto/Reproducao
O gengibre além de dar um toque vibrante a curries do dia a dia e aos biscoitos das festas. Também é um remédio botânico com uma série de benefícios para a saúde.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A pesquisadora e nutricionista da Queensland University of Technology, na Austrália, Megan Crichton, afirma que não é uma cura para tudo mas pode ser útil para lidar com certos sintomas, especialmente náusea e dor.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
ALIVIA A NÁUSEA
O gengibre é constantemente usado para tratar alguns problemas como resfriados, dores de cabeça, questões digestivas, dor nas articulações, dor muscular e fadiga.
No entanto, um dos usos com melhor funcionalidade e respaldo científico é o tratamento da náusea - de acordo com Kalgi Modi, cardiologista intervencionista da Louisiana State University Health que orienta sobre o uso terapêutico do gengibre.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Seu efeito antiemético vem principalmente de dois — gingerol e shogaol — que conferem à planta seu sabor picante. Essa dupla parece bloquear certos mensageiros químicos no intestino e no cérebro que desencadeiam náusea e vômitos, além de melhorar a digestão ao acelerar a velocidade com que os alimentos deixam o estômago.
PODE ALIVIAR DORES
O gengibre é tiro e queda na redução da inflamação que provoca dor, conta especialistas. Dados iniciais indicam que o gengibre pode ser particularmente eficaz para quem lida com dor no joelho causada pela osteoartrite ou cólicas menstruais.
Em caso de dor de cabeça ou cólicas menstruais, beber suco de gengibre fresco misturado com água e um pouco de mel, ou deixar fatias de gengibre em infusão no chá pode aliviar as dores.
FORTALECE A SAÚDE EM GERAL
Além dos benefícios já citados, o gengibre é um ótimo fortalecedor da saúde em geral.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Kalgi considera o gengibre uma “raiz medicinal” por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a manter as células saudáveis e a apoiar o sistema imunológico.
COMO UTILIZAR?
Não existe uma forma única superior às outras. O gengibre em pó é prático de usar, e o gengibre fresco traz outros nutrientes valiosos, como fibras. Para a saúde em geral, especialistas recomendam consumir cerca de uma colher de chá de gengibre em pó, ou um pedaço de cerca de 2,5 centímetros de gengibre fresco, por dia.