Saiba
Veja 4 chás populares que são perigosos quando consumidos em excesso

Publicado em 14/12/2025 16:16

Foto/Reproducao


do Metropoles - Quem acompanha a coluna Claudia Meireles notou que as últimas semanas têm sido “regadas” a xícaras de chás de alho, de folhas de algodão e de caroço de abacate. Caso tenha “mergulhado” nas infusões, vale, também, se atentar aos perigos do consumo excessivo da bebida, conforme explica a nutricionista Luíza Jácome, de Brasília.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os diversos tipos da bebida dispõem de um leque de benefícios, entretanto, tomá-la sem controle tende a ser prejudicial à saúde, segundo alerta a especialista: “Muitas pessoas acreditam que os chás, por serem ‘naturais’, não têm contraindicação, mas a verdade é que a diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade.”

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Chás

Luíza cita quatro chás “bastante conhecidos e usados no dia a dia” que podem ocasionar quadros de saúde, quando ingeridos de forma exagerada.

Prescrição

A especialista em nutrição destaca que alguns indivíduos acreditam que estão liberados a “sair misturando ervas para obter mais benefícios” provenientes da ingestão de chá. “Isso pode ser um grande problema, pois algumas combinações tendem a potencializar efeitos negativos ou até anular os efeitos esperados”, detalha.

No ponto de vista de Luíza Jácome, é essencial que o consumo de chás medicinais seja indicado por um nutricionista ou médico. “O profissional vai avaliar seu histórico, metabolismo e possíveis interações como medicamentos ou outras condições de saúde”, esclarece.

A nutricionista pondera como consumir “chás de forma segura”:


COMPARTILHAR NO WHATSAPP