Litoral Sul do RN
Água avermelhada na praia de Pipa chama atenção; Idema vai investigar fala sobre o fenômeno

Publicado em 02/11/2025 13:53

Foto/Reproducao


Do Portal da Tropical - A coloração avermelhada da água entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, em Pipa, tem chamado atenção nos últimos dias e gerado questionamentos entre moradores e turistas que frequentam a região. Registros em fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o mar com tons incomuns, levantando dúvidas sobre uma possível mudança ambiental no local.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com o professor de Geologia da UFRN, Rodrigo de Freitas, pelas imagens é provável que o fenômeno esteja relacionado à chamada maré vermelha. Ele aponta, porém, que esse tipo de ocorrência não é comum nas praias de Tibau do Sul. A maré vermelha acontece quando há proliferação de microalgas marinhas, como dinoflagelados e cianobactérias, que podem colorir a água em tons avermelhados, especialmente em condições de maior temperatura, excesso de nutrientes no mar e menor circulação de correntes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo especialistas, apesar de ser um fenômeno natural, a concentração dessas microalgas pode, em alguns casos, liberar toxinas ou reduzir o nível de oxigênio na água, afetando peixes e outras espécies marinhas. Por esse motivo, é recomendável que banhistas evitem contato direto com a água caso notem odor forte, espuma fora do comum ou peixes m0rtos na área.

No entanto, moradores e trabalhadores da região apresentam outra explicação para a coloração. Luiz Carlos, que trabalha com passeios de lancha nas praias de Pipa, afirma que o fenômeno é comum e não tem relação com a maré vermelha. “Para gente é normal, quando a maré seca muito, aqui fica só na argila. Daí vem a maré de lua, que enche, e faz com que o mar chegue até as falésias. Ele puxa aquela barro vermelho que fica na base e arrasta para água. Por isso, a cor da praia”, explicou.

Procurado, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou que ainda não havia sido notificado oficialmente sobre o caso, mas que o registro foi feito e uma equipe deve ir até o local para realizar análises e confirmar a causa do fenômeno.

As imagens e primeiras informações foram divulgadas pelo perfil @tibau_noticias_pipa no Instagram, que relatou a preocupação de moradores e turistas diante da mudança na cor da água.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP