Atenção
Prevenção também é “coisa de homem” – exames que todo homem deve fazer
Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida

Publicado em 09/04/2021 11:57

Foto/Reprodução


Do blog Sao Bernanrdo - Os cuidados preventivos com a saúde masculina ainda está muito longe do ideal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 50% dos homens só procuram um consultório médico ou realizam exames preventivos quando têm a influência da esposa ou de filhos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Embora existam diversas iniciativas públicas e privadas para incentivar o cuidado com a saúde do homem, como o Novembro Azul, ainda são altos os números de pacientes masculinos que descobrem doenças em estágios avançados, quando o tratamento é menos efetivo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No Brasil, estima-se que 30 a 35% de todos os novos casos de câncer de próstata são descobertos em estágios avançados. Essa negligência com a saúde já é considerada um problema cultural, que precisa ser discutido.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Dessa forma, hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para a longevidade e qualidade de vida.

Exames preventivos que todo homem deve fazer

exames preventivos
Alguns exames devem fazer parte do check-up anual

Está na hora de reverter essa cultura e entender que prevenção não é uma necessidade exclusiva das mulheres.

Além de ser fator determinante para o diagnóstico precoce e tratamento adequado de uma série de doenças, realizar os exames preventivos possibilita a identificação de uma possível tendência ou predisposição para doenças como hipertensão, colesterol alto ou até mesmo do diabetes, o que favorece a prevenção antes que o problema se manifeste.

Para te ajudar a finalizar o ano com a saúde em dia, selecionamos alguns exames clínicos e laboratoriais que os homens devem realizar periodicamente:

1. Exame de próstata

Comecemos pelo mais polêmico: ainda existem uma série de preconceitos e tabus relacionados ao exame de toque, para o diagnóstico do câncer de próstata.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No entanto, o diagnóstico precoce pode salvar vidas, elevando as chances de cura para mais de 90% e ele só é possível por meio do exame de toque, associado ao exame PSA, que é realizado por meio da coleta de sangue.

Esses exames são recomendados para homens a partir do 40 anos, quando há fatores de risco e a partir dos 50, quando não há a presença desses fatores.

2. Níveis de colesterol

Os homens possuem mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares e o colesterol alto é um fator determinante. Dessa forma, é recomendado que todos os homens, a partir dos 20 anos, avaliem seu nível de colesterol periodicamente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Caso exista histórico familiar de doenças cardíacas, diabetes ou pressão alta, o índice de colesterol deve ser controlado anualmente. Você pode saber como estão seus níveis de colesterol através de um simples exame de sangue.

3. Colonoscopia

O câncer no reto ou no intestino grosso, assim como outras doenças benignas do intestino, é muito comum em homens, principalmente após os 50 anos. Para detectar e tratar o problema o mais breve possível, recomenda-se fazer rotineiramente um exame de colonoscopia.

O exame é recomendado a partir dos 50 anos, mas deve ser antecipado caso haja histórico familiar. O procedimento consiste em uma análise minuciosa da mucosa intestinal com o auxílio de um tubo óptico é introduzido no reto. O objetivo do exame é identificar feridas e outros sinais que possam diagnosticar alguma irregularidade.

4. Teste de glicemia

Boa parte dos diabéticos descobrem que têm diabetes quando ela se encontra em estágio avançado, já que não apresenta sintomas. Por isso, ela é considerada uma doença silenciosa.

O mesmo exame de sangue, utilizado para avaliar os níveis de colesterol, serve para avaliar os níveis de glicemia (açúcar) no sangue, que quando estão elevados, podem indicar o diabetes. É indicado realizar o exame todos os anos, a partir dos 20 anos, principalmente quando há histórico familiar da doença.

5. Exames cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares são mais frequentes em homens que em mulheres. Para o diagnóstico precoce, recomenda-se que sejam feitos exames como ecocardiograma, aferição da pressão arterial, testes ergométricos, eletrocardiograma, entre outros, que fazem parte do check-up cardiológico.

Em geral, quando há histórico familiar de obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes e outras condições que representem um risco para o desenvolvimento de doenças cardiológicas, deve-se fazer um check-up anualmente a partir dos 20 anos de idade.

Na ausência de qualquer fator de risco, o indicado é que os homens incluam o check-up cardiológico entre as consultas médicas de rotina a partir dos 45 anos.

6. Detecção de DST`s

A partir do início da atividade sexual é essencial realizar exames de sangue para detectar uma possível DST. Muitas infecções sexualmente transmissíveis, como a AIDS e Hepatite C, permanecem por longos anos no organismo sem apresentar qualquer sintoma.

Por mais que todos os cuidados sejam tomados durante a relação sexual, qualquer pessoa sexualmente ativa está sujeita a adquirir doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, a realização de exames de sorologia é essencial para a prevenção tanto do homem como da mulher.

7. Índice de massa corporal

Controlar o peso é importante para o homem em qualquer idade. Afinal, o sobrepeso e a obesidade podem acarretar diversos problemas de saúde.

É por isso que calcular o índice de massa corporal é importante para saber se está na hora de rever a sua alimentação ou começar a praticar uma atividade física mais intensa.
É importante lembrar, também, que antes da realização de qualquer atividade física, deve-se procurar auxílio médico para uma avaliação física com finalidade de evitar possíveis complicações.

8. Exame oftalmológico

exame oftalmológico de rotina é essencial a partir da infância até a terceira idade, pois permite detectar precocemente as principais doenças oculares, que incapacitam crianças e adultos para a vida e o trabalho.

São estes exames que detectam problemas e doenças como descolamento da retina, glaucoma, catarata, retinopatia diabética, hipertensão ocular e presbiopia, entre outros.

Esses são os principais exames que devem ser realizados periodicamente pelo homem. No entanto, o médico pode solicitar exames complementares, de acordo com o histórico de saúde e familiar do paciente.

O clínico geral é o médico indicado para orientar o homem sobre quais exames são indicados para o seu caso específico. Dessa forma, não deixe de visitá-lo anualmente, a fim de realizar um check-up de saúde.

Problemas de saúde mais comuns entre os homens

exames para homens
Os exames preventivos podem diagnosticar uma série de doenças que são mais frequentes no público masculino

De acordo com dados do IBGE, homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência para muitas doenças. Esse dado reforça a importância de uma maior atenção com a saúde do homem.

As doenças prevalentes em homens ou que só os afetam são:

  • Doenças cardiovasculares – infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral estão entre as principais causas de morte no Brasil. A maior incidência é entre os homens. Os fatores de risco incluem pressão alta, obesidade e alguns hábitos relacionados ao estilo de vida, como tabagismo e sedentarismo.
  • Câncer de pulmão – atinge duas vezes mais homens do que mulheres. Maior parte dos casos diagnosticados (90%) está associada ao hábito de fumar. Os principais sintomas são tosse, dor no tórax e falta de ar.
  • Câncer de próstata – é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens. Quando diagnosticado no início, tem 90% de chances de cura. Mas, para isso, é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente a partir dos 40 anos.
  • Câncer de testículos – Apesar de raro (5% do total de casos de câncer entre os homens), preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos. É facilmente curado na fase inicial. Homens devem realizar todo mês o autoexame dos testículos para detectar possíveis nódulos, além de fazer consultas periódicas com um urologista.
  • Câncer de pênis – está relacionado a condições precárias de higiene com o órgão sexual. No Brasil, representa 2% de todos os casos de câncer no homem e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Além de avaliações de rotina, é importante manter um estilo de vida saudável para o combate de problemas de saúde. Isso inclui uma rotina de atividades físicas, aliada ao consumo de uma dieta equilibrada, recomendada por um nutricionista


COMPARTILHAR NO WHATSAPP