Triste
Conheça mais sobre o câncer de pâncreas, doença diagnosticada em Titina Medeiro

Publicado em 12/01/2026 08:07

Foto/Reproducao


A m0rte da atriz potiguar Titina Medeiros acende um alertta para os cuidados com um tipo de doença silenciosa: o câncer de pâncreas, um tipo de tumor malligno que normalmente não leva ao aparecimento de sinais e sintomas nos estágios iniciais. Devido ao diagnóstico tardio, apresenta alta taxa de morttalidade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O câncer de pâncreas mais comum é do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), correspondendo a 90% dos casos diagnosticados. A maioria dos casos afeta o lado direito do órgão (a cabeça). As outras partes do pâncreas são corpo (centro) e cauda (lado esquerdo).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pelo fato de ser de difícil detecção e ter comportamento agr€ssivo, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de morttalidade. No Brasil, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de pâncreas ocupa a 14ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes. É responsável por cerca de 1% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 5% do total de m0ortes causadas pela doença.

O risco de câncer de pâncreas aumento com idade avançada. Raro antes dos 30 anos, tornando-se mais comum a partir dos 60. Condições associadas ao comportamento, como obesidade, diabetes tipo 2, tabagismo, consumo excessivo de álcool, baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras; e condições genéticas ou hereditárias, como síndrome de Lynch, câncer pancreático familial e pancreatite hereditária, aumentam o risco de desenvolver essa doença.

Sintomas(geralmente tardios)

  • Dor abdominal que irradia para as costas.
  • Icterícia (pele/olhos amarelados) e coceira.
  • Perda de peso e apetite.
  • Náuseas, vômmitos, inchaço.
  • Fezzes claras, urina escura.
  • Diabetes de início recente ou piora do controle.
  • Fadiga e fraqueza. 


COMPARTILHAR NO WHATSAPP