Importante
Você tem algum destes sintomas? Atenção que pode ser refluxo
O refluxo é mais comum do que se imagina e atinge, atualmente cerca de 25 milhões de brasileiros

Publicado em 11/01/2024 15:17

Foto/Reprodução


Via Meio Norte - O refluxo gastroesofágico caracteriza pela volta do conteúdo do estômago para o esôfago, causando sintomas como azia, dor no peito e dificuldade para engolir. Esse problema é mais comum do que se imagina e atinge, atualmente cerca de 25 milhões de brasileiros, segundo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Apesar de comum, as pessoas acabam confundindo o refluxo com um simples mal-estar ocasionado pelo exagero na alimentação. Geralmente, os sinais mais comuns costumam ser azia e queimação no estômago, mas o esse problema pode causar outros sintomas, que muitas vezes são ignorados ou confundidos com outras condições.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pressão no ouvido

Esse é um dos sintomas que podem ser sinal de refluxo. "A inflamação induzida pelo refluxo aumenta a pressão e pode resultar numa sensação de obstrução nos ouvidos", explica o gastroenterologista Mark E. Tanchel, do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, em entrevista ao HuffPost. Ele explica que isso acontece devido ao fato de o refluxo causar inflamação na válvula que separa o esôfago do estômago, o que pode ocasionar aumento de pressão no ouvido médio, causando a sensação de ouvido entupido.

Dificuldade para respirar

O médico explica que a dificuldade para respirar também pode aparecer em pessoas com refluxo. "A proximidade do esôfago e do sistema respiratório é a razão pela qual o refluxo às vezes pode causar dificuldade para respirar", diz Tanchel. Isso acontece devido ao fato de o refluxo poder ocasionar inflamação na garganta e nas vias aéreas superiores. Essa inflamação pode levar a uma dificuldade na respiração, principalmente no período da noite.

Problemas dentários

Um sintoma menos conhecido do refluxo é o prejuízo que ele pode causar aos dentes do paciente. "A saliva protege os dentes e fornece os materiais necessários para a remineralização dentária. O refluxo tem a capacidade de acabar com essas defesas", explica Tanchel. Essa condição pode causar erosão do esmalte dos dentes, o que por sua vez pode levar a cáries e outros problemas dentários.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como evitar

A médica oncologista Renata D'Alpino, especialista da Oncoclínicas São Paulo, em entrevista ao Terra, afirma que o refluxo não possui uma causa específica, mas ajuda ficar de olho e evitar os fatores de risco. "Dietas gordurosas, café, obesidade, tabagismo, medicamentos e estresse e cansaço podem colaborar para o surgimento do refluxo. No entanto, cada caso deve ser analisado individualmente para o melhor tratamento", explica.

Em caso de a pessoa já sofrer com a condição, existem alguns cuidados que podem amenizar o desconforto. "Hábitos como manter a cabeça um pouco mais elevada na hora de dormir, fazer refeições menores, evitar alimentos ácidos e esperar três horas entre as refeições e ir para a cama são medidas importantes", finaliza a oncologista.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP