Saiba
Sente fome o tempo todo? Descubra o que pode ser e como controlar
Problemas na dieta ou no organismo podem ser os responsáveis pela chamada fome constante. Fechar o diagnóstico é importante para resolver

Publicado em 13/11/2020 10:01

Foto/Reprodução


Você sente fome toda hora? Pode ser algo relacionado à sua alimentação ou a alguma condição de saúde. A chamada fome constante pode ser causada por uma dieta rica em carboidratos, pelo aumento do estresse e da ansiedade ou por problemas de saúde, como diabetes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, a recomendação é não comer muito rápido: o hábito evita que os hormônios façam a comunicação no tempo certo entre o estômago e o cérebro, o que aumenta a sensação de que se está com fome.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No entanto, é importante destacar que o aumento da fome é normal, principalmente, durante a adolescência, quando o jovem está em fase de crescimento rápido e há grandes alterações hormonais no organismo.

  1. Desidratação
    A falta de água no organismo muitas vezes é confundida com a sensação de fome. Lembrar-se de beber bastante água pode resolver o problema. É importante estar atento a pequenos sinais de desidratação, como ter a pele ressecada, os lábios rachados, o cabelo quebradiço e a urina muito amarela.

2. Excesso de farinha e açúcar
Comer muita farinha branca, açúcar e alimentos ricos em carboidratos refinados – como pão branco, bolacha, salgados e doces – provoca fome pouco tempo depois, porque esses alimentos são rapidamente processados, não trazendo saciedade ao organismo. Eles causam picos de glicemia, fazendo com que o corpo libere muita insulina para baixar os níveis de açúcar rapidamente do sangue. No entanto, ao reduzir a glicemia, a fome reaparece.

3. Excesso de estresse e noites maldormidas
Estar constantemente estressado, ansioso ou dormir mal causa alterações hormonais que levam ao aumento da fome. Dois elementos que ficam desregulados são a leptina, que traz a sensação de saciedade, e o hormônio grelina, responsável pela sensação de fome. Além disso, há um aumento do cortisol, o hormônio do estresse, que estimula a produção de gordura.

4. Diabetes
Em pacientes com a doença, o açúcar no sangue está sempre elevado, pois as células não conseguem captá-lo para produzir energia. A sensação de fome é constante, principalmente quando a pessoa se alimenta de carboidratos, como pães, massas, bolos, frutas e doces.

5. Hipertireoidismo
Na disfunção da tireóide, ocorre um aumento do metabolismo geral, o que causa problemas à saúde, como fome constante, aumento da frequência cardíaca e perda de peso, principalmente devido à perda de massa muscular. A fome constante surge como forma de estimular o consumo de alimentos, para gerar mais energia e manter o metabolismo elevado. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, iodoterapia ou cirurgia.

Como controlar a fome em excesso

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Evitar alimentos ricos em açúcares, como bolos, biscoitos, balas ou sorvetes, por exemplo, pois aumentam e diminuem rapidamente o açúcar no sangue, provocando aumento da fome;
  • Apostar nos alimentos ricos em fibras, como farelo de trigo e aveia, verduras, legumes, frutas com casca e bagaço, e sementes como chia, linhaça e gergelim, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade;
  • Comer alimentos ricos em proteínas a cada refeição – ovos, carnes, peixes, frango e queijos, por exemplo –, pois as proteínas são nutrientes que dão muita saciedade;
  • Consumir gorduras boas, como azeite de oliva extravirgem, castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, sementes de chia, linhaça, gergelim e peixes gordos – como sardinha, atum e salmão;
  • Praticar atividade física diariamente, porque ajuda a liberar endorfinas no cérebro, hormônios que conferem uma sensação de bem-estar, relaxam, melhoram o humor e diminuem a ansiedade e a vontade de comer.

No entanto, se os sintomas de fome constante persistirem, é importante consultar um endocrinologista para avaliar possíveis alterações hormonais ou a presença de alguma doença.

(Com informações do portal Tua Saúde)


COMPARTILHAR NO WHATSAPP