Foto/Reprodução
Uma das doenças respiratórias mais frequentes entre a população, a asma é um problema crônico que torna os brônquios mais sensíveis, facilitando sua inflamação e consequentemente, dificultando a passagem do ar para os pulmões. A doença pode prejudicar gravemente a qualidade de vida e, por isso, é importante agir assim que surgirem os primeiros sintomas das crises.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Espirros e nariz entupido são os primeiros sintomas da asma
“A crise de asma é caracterizada por tosse, falta de ar e chiado no peito e, muitas vezes, os primeiros sintomas são de rinite, como espirros, coriza e entupimento nasal”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, já que a asma pode estar associada a essa outra doença. Muitos pacientes de asma, inclusive, também sofrem com rinite alérgica.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia Também: Perca 3 quilos em menos de 1 semana com a dieta do abacaxi
Segundo o profissional, em crises muito fortes, a falta de ar é intensa, impedindo que o asmático faça suas atividades usuais e aumentando sua necessidade por medicações de resgate. “Às vezes, existe uma dificuldade para falar e as frequências respiratória e cardíaca aumentam de modo perigoso”, diz o especialista.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Saber quais são os gatilhos da asma é importante para evitar crises
Cada asmático deve conversar com seu pneumologista e prestar atenção ao seu dia a dia para conhecer os fatores que provocam as crises e, assim, montar estratégias para evitá-los e reduzir suas consequências. “A crise de asma, em geral, ocorre por um gatilho que pode ser uma infecção viral, contato com pó, mofo, fumaça de cigarro, mudanças climáticas ou estresse“, cita Kirchenchtejn.
Leia Tambem: 5 coisas que os homens fazem diferente das mulheres; você já deve ter notado
Além de se afastar dos fatores desencadeantes, ficando longe do cigarro e da poluição e mantendo a casa limpa e bem cuidada, por exemplo, o paciente com asma deve usar a medicação indicada pelo médico da maneira correta. Os medicamentos mais recomendados são os broncodilatadores e os corticosteroides, que aliviam os sintomas e ajudam a prevenir as crises de asma.
Do site Cuidados pela Saúde
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -