Atenção
Observe sua urina: a cor e o cheiro do xixi dizem muito sobre a saúde
Se a urina estiver amarela escura, provavelmente o problema é baixa ingestão de água ou infecção

Publicado em 14/11/2020 12:46

Foto/Reprodução


Todo mundo sabe: é preciso beber pelo menos dois litros de água por dia (ainda mais no clima seco de Brasília). É muito importante para o organismo. Nada funciona bem sem o líquido. Ele mantém o aparelho renal em perfeito funcionamento, melhora o sistema cardíaco, neurológico, e faz bem para a pele e para o estômago, ensina o nefrologista Marcos Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para verificar se a quantidade de água ingerida está suficiente e o corpo livre de doenças, os nefrologistas sugerem aos pacientes ficarem atentos ao xixi, que passa despercebido no dia a dia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo a médica Maya Caetano, do Instituto de Nefrologia de Brasília (Ineb), o hábito é simples, pode ajudar no diagnóstico de enfermidades e evitar a evolução de quadros mais graves, como a doença renal crônica“A urina, um líquido formado pelos rins, transporta resíduos e toxinas que devem ser eliminados do organismo. Em uma pessoa saudável, deve ser amarelo claro, quase transparente, com pouca espuma e cheiro”, explica. Se o seu xixi está sempre na cor ideal, mas mudou de repente, vale a pena procurar um médico.

Se a urina estiver amarela escura, provavelmente o problema é baixa ingestão de água ou infecção. A recomendação é corrigir a quantidade de líquido ingerido. Se não melhorar, procure um médico para definir exatamente o problema. A urina avermelhada ou amarronzada, com tom de Coca-cola, pode indicar a presença de sangue — nesses casos, a bexiga ou os rins não devem estar funcionando bem. Em caso de cores estranhas, como verde, há chances de uma bactéria estar presente no organismo.

Além da cor, espuma na urina pode ser sinal de perda ou excesso de proteína na dieta, sintomas de uma disfunção renal. “É uma alteração chamada Proteinúria, presente em várias enfermidades ligadas aos rins, como a doença causada pela diabetes”, conta o nefrologista. Cheiro forte indica, talvez, infecção urinária e, se o odor estiver diferente do normal, Marcos alerta sobre a possível presença de açúcar no sangue. O ato de urinar não deve ser dolorido.

A frequência do xixi também é importante. Quem ingere pouca água e urina muito pode estar com sintoma de diabetes, por exemplo. Marcos explica que quem vai ao banheiro muitas vezes durante a noite tem dificuldade em concentrar a urina, e uma visita ao médico é recomendada.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP