Preocupante
Norovírus: surto em Salvador deixa todo mundo preocupado e virologista faz alerta
Esse é um vírus altamente contagioso e pode se proliferar de forma rápida, por isso é preciso tomar muito cuidado.

Publicado em 13/05/2022 11:15

Foto/Reprodução


A UFBA – Universidade Federal da Bahia, descobriu através de um estudo recente que o número de casos de norovírus em Salvador está crescendo rapidamente. Das 35 amostras analisadas, 15 testaram positivo para o vírus.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse é um vírus altamente contagioso e com apenas algumas dezenas de partículas já consegue infectar uma pessoa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O médico Diogo Umann explicou que esse vírus é muito resistente e transmitido de uma pessoa para outra com extrema facilidade.

Como a evolução por mutação desse vírus vem acontecendo de forma rápida, até o momento não foi possível criar uma vacina que possa oferecer proteção.

Entre os principais sintomas, estão: diarreia forte, vômitos e também náuseas, além de dor de cabeça, febre e dores pelo corpo.

Outra preocupação dos especialistas é que a transmissão esse vírus é maior durante o outono e o inverno, o que pode complicar ainda mais a situação, já que estamos no mês de maio e o frio está só começando no Brasil.

O virologista Gúbio Soares, do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA vem tentando alertar a todos e disse que nos hospitais já têm pacientes com o norovírus.

Ele não é um vírus comum de aparecer, nem que está sempre presente na população. Quando ele aparece a tendência é aumentar e causar um grande surto“, explicou Gúbio.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para os especialistas, as pessoas estão ficando aglomeradas e, com isso, facilita a transmissão desse vírus, por isso é importante evitar qualquer tipo de contato com alguém que esteja apresentando os sintomas.

Para impedir o avanço do norovírus seria preciso adotar alguns cuidados, mas os estados e municípios brasileiros ainda não anunciaram nenhuma medida para impedir que o surto se espalhe.

Do 1 News

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP