Importante
Infarto ou crise de ansiedade? Aprenda como distinguir os sintomas
Por apresentarem sinais semelhantes, é fundamental estar a par de diferenças chave entre infarto e ansiedade - de modo a agir o mais rapidamente possível

Publicado em 20/04/2022 10:46

Foto/Reprodução


Dores no peito e batimentos cardíacos acelerados ou irregulares são sintomas que requerem atenção médica. A verdade é que experienciar um desconforto próximo do coração, pode ser sinal de infarto mas também pode ser  uma condição menos grave, nomeadamente  uma crise de ansiedade, conta um artigo publicado pelo portal Alto Astral. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ora, por apresentarem sinais semelhantes, é fundamental estar a par de diferenças chave entre infarto e ansiedade - de modo a agir o mais rapidamente possível. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Primeiro, é relevante analisar o tempo das sensações e se estas se intensificam ou diminuem com o passar dos minutos, já que tal é uma pista determinante quando se trata de identificar de qual condição se trata.

"As crises de ansiedade normalmente atingem seu auge entre 10 e 20 minutos e, aos poucos, o paciente tende a baixar os níveis de adrenalina e recuperar o controle emocional. No infarto do miocárdio, porém, tendem a piorar com o tempo", diz ao Alto Astral o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Elcio Pires Junior. 

O tipo de dor

De acordo com o cirurgião: "é importante observar que no caso da ansiedade, a dor também se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos, que não se limita ao braço esquerdo, podendo irradiar para o braço direito, pernas, dedos, tórax e pescoço". 

Sintomas

Por um lado, a ansiedade caracteriza-se por um aumento súbito da sensação de ansiedade e medo; taquicardia e palpitações; aumento da temperatura corporal; sudorese; tremores; medo de morrer e perda de controle; sensação de afogamento; falta de ar; pressão ou desconforto no peito; sensação de entorpecimento ou formigamento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por outro lado, o infarto distingue-se por uma dor no peito, que pode disseminar-se para a nuca, queixo, ombros ou para os membros superiores; náuseas; dor no abdômen que pode ser confundida com indigestão; falta de ar; palpitações; dormência e formigueiro; transpiração intensa e repentina; sensação de desmaio ou desmaio; inquietação e/ou desorientação. 

Do Noticias ao Minuto


COMPARTILHAR NO WHATSAPP