Atenção
Incômodo: Conheça as principais causas de cãibra e formigamento e quando se preocupar
Entre as causas estão: doenças neurológicas (como Parkinson), doenças renais, diabetes, medicamentos (diuréticos e estatinas), atividade física, muito suor e pouca hidratação, álcool e cafeína, gravidez

Publicado em 15/12/2020 11:33

Foto/Reprodução


Quem tem cãibra com frequência sabe o quanto dói. E às vezes, essa dor pode ser consequência de algo, como diabetes, doença renal e até Parkinson. O Bem Estar desta terça-feira (17) conversou sobre o assunto com o neurologista Denizart dos Santos Neto. E quando o formigamento pode ser sinal de AVC e infarto? Quem tirou as dúvidas foi o consultor e cardiologista Roberto Kalil.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A cãibra é uma contração involuntária dos músculos voluntários e acontece, principalmente pelo estresse e fadiga muscular, desequilíbrio dos sais minerais, problemas circulatórios, medicamentos e doenças.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entre as causas estão: doenças neurológicas (como Parkinson), doenças renais, diabetes, medicamentos (diuréticos e estatinas), atividade física, muito suor e pouca hidratação, álcool e cafeína, gravidez.

Como evitar a cãibra? Alimentação rica em sais minerais (banana, uva), beber bastante líquido e evitar atividade física em local muito quente. Quando estiver com a cãibra, faça alongamento. Água morna e massagem também ajudam.

Formigamento


O formigamento ocorre pela compressão do nervo, falta de oxigênio, lesão do nervo ou lesão do sistema nervoso central. Pode ocorrer em qualquer região do corpo, mas geralmente surge nas extremidades.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na maioria das vezes, o formigamento não é grave. Mas se houver outros sintomas associados ou se o paciente é idoso, diabético, tem alguma doença do coração ou é hipertenso, é importante dar atenção ao sintoma.

Quando se preocupar? Se o formigamento é muito rápido, não pega um membro inteiro e dura pouco tempo, não se preocupe. Se ele vem e vai com o tempo, não muito intenso, é importante marcar uma consulta.

Se o formigamento pega um órgão inteiro ou metade do corpo, procure atendimento médico com urgência.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Do Bem Estar


COMPARTILHAR NO WHATSAPP