Saiba
Estes sintomas indicam que você tem anemia e precisa procurar um médico
Anemia é uma doença que se caracteriza pelo baixo nível de hemoglobina

Publicado em 12/12/2023 16:30

Foto/Reprodução


Anemia é uma doença que se caracteriza pelo baixo nível de hemoglobina (pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos e transporta oxigênio dos pulmões aos tecidos). Isso acontece como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais trazendo como consequências fraqueza, falta de apetite, palidez da pele e dos olhos e perda de memória.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A anemia pode trazer alguns sintomas mais graves e, diante deles, a pessoa deve procurar um atendimento médico. A doença costuma causar queda da pressão arterial devido à diminuição do volume sanguíneo total, com tonteira e desmaio subsequentes, taquicardia e palpitação, sudorese, ansiedade, agitação, fraqueza generalizada e possivelmente uma diminuição da função mental.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, uma pessoa com anemia também pode apresentar anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças e apatia. Esses são sintomas que, quando aparecem, o paciente deve ligar o alerta imediatamente.

Tratamento

Em um indivíduo com anemia deve-se primeiramente corrigir o deficit e repor os estoques de ferro através do uso de ferro medicamentoso. Entretanto, essa atividade deve ser supervisionada por um profissional de saúde. O hemograma é um exame fundamental para o diagnóstico da doença, que permite contar e medir os eritrócitos, e ainda gerar curvas de frequência com médias e coeficientes de variação.

Prevenção

No entanto, melhor do que tratar um problema de saúde, é preveni-lo. No caso da anemia, isso é possível com uma alimentação bem variada, rica em alimentos que possuam ferro ou que sejam enriquecidos com ele. As melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal: fígado e carne de qualquer animal. 

Entre os alimentos de origem vegetal, temos as leguminosas (feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e ervilha), os grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo e hortaliças (couve, agrião, taioba, salsa). Outra opção são os alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP