Saiba
Esses são os 16 sintomas da doença que levou o jornalista Evaristo Costa à UTI
O jornalista brasileiro foi internado na última sexta-feira (12) devido a complicações causadas pela doença de Crohn

Publicado em 16/01/2024 10:31

Foto/Reprodução


O jornalista Evaristo Costa foi internado às pressas na última sexta-feira (12) em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a complicações ocasionadas pela Doença de Crohn, uma condição crônica gastrointestinal que tem o potencial de levar à morte. Essa doença atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode também afetar outras partes do trato gastrointestinal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Essa condição também é um forte fator de risco para o desenvolvimento de câncer de intestino que celebridades como Preta Gil e Simony enfrentaram recentemente. O número estimado de casos novos de câncer de intestino para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 casos, um número em crescente, segundo o Ministério da Saúde. A doença de Crohn não tem um fator específico para seu desenvolvimento, mas é sabido que ela pode afetar pessoas de todas idades, tendo uma maior incidência entre jovens adultos de 20 e 40 anos. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sintomas relatados por Evaristo Costa

O ex-global detalhou em suas redes sociais os sintomas que o levaram a buscar atendimento médico. De acordo com o jornalista, tudo começou com intensas dores abdominais, diarreia (que por vezes inclui presença de sangue) e febre, que resultaram em perda de peso e uma sensação de fadiga.

“A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há um mês. Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e perda de peso”, explicou o jornalista.

Outros sintomas 

A condição que acomete o jornalista pode ter seus sintomas confundidos com outras doenças que também afetam o trato gastrointestinal. Com isso em mente, é necessário procurar um auxílio médico para um diagnóstico correto. A seguir, conheça 16 manifestações mais comuns da doença de Crohn:

  • Dor abdominal: a dor na região abdominal é um dos sinais mais frequentes da doença de Crohn. Sua intensidade e localização variam, sendo comum concentrar-se na parte inferior direita do abdome.
  • Diarreia crônica: a presença constante de fezes líquidas, frequentes e urgentes é um sintoma crônico associado à doença de Crohn.
  • Perda de peso: esse sintoma ocorre devido à inadequada absorção de nutrientes pelo intestino inflamado.
  • Cansaço: a fadiga é outro sintoma recorrente, muitas vezes decorrente da inflamação crônica e da perda de nutrientes no organismo.
  • Febre: pode aparecer em certos casos da doença, especialmente durante episódios agudos de inflamação.
  • Sangramento retal: pode ocorrer, especialmente quando a inflamação afeta o reto e o ânus.
  • Enjoo e vômitos: esses sintomas também estão relacionados à doença de Crohn, especialmente durante períodos de inflamação e obstrução intestinal.
  • Alterações nas características das fezes: na doença de Crohn, as fezes podem apresentar mudanças na cor, consistência e odor devido à inflamação e má absorção de nutrientes.
  • Lesões cutâneas: algumas pessoas com doença de Crohn podem desenvolver lesões na pele, como erupções cutâneas, úlceras e feridas.

Outros sinais de alerta

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A doença de Crohn também pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como:

  • artrite;
  • aftas;
  • anemia;
  • dores articulares;
  • olhos vermelhos e inflamados;
  • boca seca;
  • inflamação nas vias biliares.

Tratamento

A doença enfrentada por Evaristo Costa não possui cura definitiva, mas existe tratamento que visa controlar a inflamação, que se torna comum nesse quadro devido ao risco de contribuir para a evolução para condições gastrointestinais mais graves. O importante é manter-se atento e buscar ajuda médica quando necessário, como fez o comunicador.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP