Delicia
Cuscuz de milho faz bem à saúde? Você vai ficar impressionado com os benefícios dessa iguaria
Além do sabor, baixo custo e facilidade no preparo, o cuscuz é um grande aliado para a saúde

Publicado em 05/07/2021 09:00

Foto/Reprodução


Do educamaisbrasil.com.br - Além de ser extremamente saboroso, o cuscuz é um prato muito saudável, pois é rico em nutrientes essenciais para a saúde do corpo. O cuscuz de milho é um prato de origem do Magrebe, norte da África, mas se tornou popular por muitos países, principalmente no Brasil. 
 
Na Região Nordeste do país, a especiaria é uma das mais consumidas, compondo grande parte da dieta das famílias. E não é para menos. O cuscuz é um prato fácil e de rápido preparo e também pode ser servido com acompanhamentos, como ovos, carne, queijo. Também pode ser feito doce, com leite de coco ou com as raspas da fruta.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O cuscuz também é versátil e agrada gregos e troianos, ou melhor, onívoros, vegetarianos e veganos. Até quem tem intolerância a glúten se beneficia do alimento, pois o prato não tem esse componente.

Leia Também: Especialista alerta: Miojo pode causar infarto, AVC e até câncer, diz nutricionista

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mas, além do sabor, baixo custo e facilidade no preparo, o cuscuz é um grande aliado para a saúde. Os nutrientes presentes na iguaria podem: aumentar a saúde do coração, controlar os níveis de fluidos do corpo, ser útil para a perda de peso, prevenir infecções bacterianas, estimular o sistema imunológico e tantos outros. 
 
Com tantos benefícios assim, muitos profissionais da nutrição insistem para que essa maravilha seja inserida no cardápio de todos. 
 

O cuscuz é uma boa fonte de nutrientes?

 
Desde que chegou ao continente americano, o cuscuz caiu nas graças do paladar brasileiro. Mas adivinha só? o alimento é uma excelente fonte de energia. O cuscuz tem carboidratos complexos que liberam açúcar de forma moderada no nosso sangue, e ainda possui muitas vitaminas do complexo B.
 
Você sabia que uma xícara de cuscuz tem mais de 5 mg de colina? A colina é uma das vitaminas que ajudam a formar o neurotransmissor acetilcolina, elemento que contribui para a memória, respiração e controle da frequência cardíaca. E tem mais, o alimento tem um alto teor de selênio, tiamina, niacina, ácido fólico e manganês.
 

Quais são os principais benefícios do cuscuz?

 
Contribui para o sistema imunológico - o milho, principal ingrediente da massa do cuscuz, contém ferro, magnésio, zinco, selênio, carotenóides, vitaminas do complexo B, antioxidantes e mais alguns bioativos, ou seja, tudo o contribui para garantir o fortalecimento do sistema imunológico.
 
Bom para a saúde do coração - o milho também é uma fonte de lipídios insaturados, principalmente ácidos graxos monoinsaturados e graxos poliinsaturados da série ômega-6. Esses lipídios, ou gorduras diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois controlam o colesterol.
 
Acelera o processo de cicatrização - os antioxidantes presentes na farinha do alimento tornam a cicatrização de feridas mais rápida.
 
Acelera o metabolismo - com um alto teor de fibras, o alimento aumenta o gasto energético e consequentemente facilita a digestão e as funções intestinais.
 
Ganho de massa magra - a turma do “no pain no gain” pode ficar tranquila com o prato. Por ser rico em carboidratos, o alimento provê bastante energia para quem gosta de praticar um treino e também ajuda durante a recuperação dos músculos.

 


COMPARTILHAR NO WHATSAPP