Atenção
Costuma acordar com dor de cabeça? 5 causas e o que fazer
Algumas causas que podem estar na origem da dor de cabeça ao acordar são a insônia, apneia do sono, bruxismo, usar um travesseiro desadequado ou dormir numa posição incorreta, por exemplo.

Publicado em 12/01/2021 11:48

Foto/Reprodução


São várias as causas que podem estar na origem da dor de cabeça ao acordar e que, embora na maior parte dos casos não seja motivo para preocupação, existem situações em que é necessária a avaliação do médico.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Algumas causas que podem estar na origem da dor de cabeça ao acordar são a insônia, apneia do sono, bruxismo, usar um travesseiro desadequado ou dormir numa posição incorreta, por exemplo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja algumas das causas mais comuns e o que fazer em cada uma destas situações:

1. Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade para adormecer e manter o sono, sendo que um dos sintomas mais comuns é a dor de cabeça no dia seguinte. Esta situação é mais comuns em períodos de estresse, podendo também estar associada a doenças, como depressão, ou estar associada à gravidez ou à menopausa, por exemplo, que são situações que provocam alterações na fisiologia do organismo. 

O que fazer: a insônia pode ser tratada de várias formas, o que vai depender da intensidade e duração da insônia e da causa que está na sua origem. O tratamento pode ser realizado com remédios naturais, como chá de maracujá, hipericão, tília ou camomila, por exemplo, e com a adoção de hábitos que facilitem a indução de sono.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário recorrer a psicoterapia e a tratamento farmacológico com medicamentos ansiolíticos e indutores do sono.

2. Apneia do sono

Acordar com dor de cabeça: 5 causas e o que fazer

A apneia do sono caracteriza-se por uma parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, podendo provocar roncos e prejudicando o sono, que acaba por não ser tão relaxante como deveria, fazendo com que a pessoa acorde muitas vezes com dor de cabeça e cansaço. 

O que fazer: o tratamento pode ser realizado através da correção de hábitos de vida, como fumar ou ter excesso de peso, além de controle de doenças, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca, e pode ser indicado o uso de um aparelho que facilita a respiração e, em alguns casos, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3. Bruxismo

Acordar com dor de cabeça: 5 causas e o que fazer

O bruxismo caracteriza-se pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, que pode ocorrer durante o dia ou durante a noite. O bruxismo pode estar associado a problemas neurológicos ou respiratórios e provoca sintomas como desgaste da superfície dos dentes e dor nas articulações e de cabeça ao acordar, devido à tensão que se exerce durante a noite.

O que fazer: o bruxismo não tem cura e o seu tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, o que pode ser conseguido com uma placa de proteção dentária durante a noite, para evitar o atrito entre os dentes. Em alguns casos, o médico pode recomendar a administração de medicamentos. Saiba mais sobre o tratamento.

4. Usar o travesseiro errado

Acordar com dor de cabeça: 5 causas e o que fazer

A dor de cabeça também pode resultar do uso incorreto do travesseiro, de um travesseiro desadequado ou de dormir numa posição errada, o que pode causar tensão muscular no pescoço e na cabeça. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que fazer: para evitar dores de cabeça que resultam do uso incorreto do travesseiro, deve-se optar por um que mantenha a cabeça e o pescoço numa posição equilibrada.

5. Álcool e medicamentos

Acordar com dor de cabeça: 5 causas e o que fazer

A dor de cabeça ao acordar pode resultar de uso excessivo de álcool no dia anterior, que é um dos sintomas da ressaca. Além disso, o uso de alguns medicamentos pode ter como efeito colateral a dor de cabeça pela manhã, principalmente se for tomado à noite.

O que fazer: caso a dor de cabeça resulte do consumo excessivo de álcool, a pessoa deve beber bastante água ou sucos e tomar um remédio para a dor, como o Paracetamol, por exemplo. Se a dor de cabeça resultar de um efeito colateral de um medicamento, a pessoa deve identificar qual é o medicamento e falar com o médico.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP