Entenda
Comer cuscuz todos os dias aumenta o colesterol e triglicérides? Saiba
O colesterol é um tipo de gordura encontrado no sangue e nas células

Publicado em 14/02/2024 19:48

Foto/Reprodução


O cuscuz é um prato bastante popular na região nordeste do nosso país e serve como uma bela fonte de energia. Esta receita pode ser preparada à base de uma mistura de farinha de milho, fubá ou flocos de milho pré-cozidos, com água e sal dentro de um aparelho chamado de cuscuzeira.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ele é rico em vitamina A, nutriente que faz bem para a pele e a visão, além de possuir boas quantidades de vitaminas do complexo B e de fibras, que contribuem com a saciedade do organismo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O cuscuz não possui alto teor de sódio, gorduras saturadas e colesterol, porém, como é rico em carboidratos, o consumo elevado deste alimento pode favorecer o aumento de triglicérides no sangue.

Veja então a maneira ideal de se consumir o cuscuz sem que ele afete a sua saúde e aproveite também para entender se cuscuz engorda ou emagrece e conheça ainda uma lista dos alimentos que aumentam o colesterol que você deve evitar comer em excesso.

Cuscuz e o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no sangue e nas células e é muito importante para produzir hormônios, vitaminas e por auxiliar no correto funcionamento dos órgãos.

Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O colesterol “bom”, o HDL, é responsável por transportar o excesso de colesterol das artérias para o fígado, evitando assim o seu entupimento. O LDL, considerado o colesterol “ruim”, leva o colesterol para as células e quando circula em excesso pode se acumular nas artérias e formar placas de gorduras no coração, aumentando os riscos aterosclerose (um acúmulo perigoso de colesterol e outros depósitos nas paredes das artérias que podem diminuir o fluxo sanguíneo pelas artérias), infarto e AVC.

A maior parte do colesterol é produzida pelo nosso próprio corpo, mas uma parcela vem da dieta, e por isso é preciso tomar bastante cuidado para controlar as suas taxas no nosso organismo, uma vez que quanto mais elevadas, maior será o risco de sofrer complicações de saúde.

Mas como já mencionamos acima, você não precisa abandonar seu prato queridinho, porque o cuscuz não aumenta o colesterol. A retirada do cuscuz do cardápio só deve ser feita quando há restrição médica devido ao aumento de triglicérides ou quando a pessoa sofre de alergia alimentar. Nesses casos é preciso adequar o consumo junto ao nutricionista.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Do Mundo Boa Forma


COMPARTILHAR NO WHATSAPP