Atenção
Cinco coisas que você pode fazer se a sua gengiva estiver sangrando quando escova os dentes
Mesmo que um pouco de sangue não pareça ser algo muito sério, você não deveria deixar passar em branco o fato de volta e meia estar com a gengiva sangrando.

Publicado em 24/11/2020 18:42

Foto/Reprodução


Você estava escovando os dentes e notou uma cor avermelhada quando cuspiu o creme dental? Percebeu um pouco de sangue quando passou o fio dental? Mesmo que um pouco de sangue não pareça ser algo muito sério, você não deveria deixar passar em branco o fato de volta e meia estar com a gengiva sangrando.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Gengiva sangrando pode ter uma série de possíveis causas, desde gengivite até algum efeito colateral da gravidez.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dê uma caprichada na sua higiene bucal

De acordo com a Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano, a maior causa de sangramento gengival é o acúmulo de bactérias. Quando as bactérias não são removidas dentro do prazo adequado, elas amadurecem até formar o tártaro (placa bacteriana calcificada) causando sangramento na gengiva e podendo progredir até formas mais avançadas de doenças periodontais.

A melhor maneira para reduzir o acúmulo de placa bacteriana e o risco de sangramento gengival é melhorar a sua rotina de higiene bucal.

Lembre-se de escovar os dentes três vezes por dia usando um creme dental com flúor.

Passe fio dental ao menos uma vez por dia; não raro as gengivas param de sangrar com o uso regular de fio dental. Consultar o seu dentista regularmente – não somente quando você tiver um problema ou desconfiar de alguma coisa errada – é sem dúvida outro fator importante para manter a saúde da sua boca.

Dê uma checada nos seus utensílios e acessórios de higiene

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se você escova e passa fio dental regularmente e mantém em dia sua consulta semestral com o dentista, pode ser que sejam os seus acessórios de higiene bucal que estejam causando o sangramento na gengiva.

Ainda que possa parecer que uma escova dental com cerdas duras ou de maciez média limpe melhor e com mais profundidade os seus dentes e a sua gengiva, cerdas mais duras frequentemente acabam só causando mais irritação, o que no fundo pode ser a razão por que as suas gengivas estão sangrando.

O site de Saúde Bucal da Associação Norte-Americana de Odontologia (ADA) recomenda o uso de uma escova dental com cerdas macias, como a Colgate Slim Soft, que limpa os seus dentes e as suas gengivas eficientemente e sem irritação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em alguns casos, pode ser que não sejam as ferramentas de higiene que estejam causando o sangramento, mas sim a maneira como você os usa.

Se você tiver perdido o hábito de passar fio dental, volte a passá-lo. Você pode vir a ver um pouco de sangue na linha da gengiva, mas lembre de sempre passar o fio dental com delicadeza, evitando pressioná-lo com força contra os dentes ou contra as gengivas.

Mantenha uma Dieta Saudável

O que você come e quando você come também tem um papel em manter a sua gengiva sem sangramento. Alimentos que contenham muito açúcar ou carboidratos simples aumentam o risco de problemas nos dentes e na gengiva, uma vez que o açúcar cria o ambiente ideal para que as bactérias crescerem.

Siga uma dieta com baixo teor de açúcar (também conhecida como dieta low sugar) e com alto teor de nutrientes necessários encontrados em alimentos como legumes e vegetais. Você não precisa banir da sua vida os doces, só se lembre de comê-los com moderação e de escovar os dentes depois de comer alguma coisa, não dando tempo assim para que o açúcar fique rondando a sua boca.

Consulte o Seu Dentista

A recomendação é visitar regularmente seu dentista para evitar qualquer problema gengival, mas se mesmo com a mudança dos seus hábitos de higiene buca e com uma dieta saudável o sangramento na gengiva não parar, fale com o seu dentista. Ele vai examinar os seus dentes e gengivas e determinar se você tem algo mais sério, como uma doença avançada na gengiva.

O seu dentista pode bater uma radiografia dos dentes e das gengivas. Se julgar que é necessário algum tratamento, como uma limpeza profunda ou uma cirurgia periodontal, vai recomendar a você uma consulta com um periodontista, que é o dentista especializado no tratamento de doenças gengivais.

Em alguns casos, snagramento gengival não é sinal de nada sério, mas em outros casos podem requerer tratamento profissional. Com o diagnóstico e cuidado pessoal correto, as gengivas sangrando vão virar coisa do passado.

Do site da Colgate


COMPARTILHAR NO WHATSAPP