Fique Atento
Câncer de mama no homem: Atenção para os sintomas, como identificar e tratamento
O diagnóstico do câncer de mama masculino é tardio, pois os homens não costumam ir ao médico quando os sintomas são pouco intensos

Publicado em 08/10/2021 09:04 - Atualizado em 08/10/2021 09:04

Foto/Reprodução


Do Tua Saude - O câncer de mama também pode se desenvolver no homem, já que ele possui glândula mamária e hormônios femininos, apesar de ser em menor quantidade. Esse tipo de câncer é raro e mais comum de acontecer em homens com idade entre 50 e 65 anos, principalmente quando quando há casos de câncer de mama ou de ovário na família.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O diagnóstico do câncer de mama masculino é tardio, pois os homens não costumam ir ao médico quando os sintomas são pouco intensos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dessa forma as células tumorais continuam a proliferar, sendo o diagnóstico realizado apenas no estágio mais avançado da doença. Por isso, o câncer de mama tem pior prognóstico nos homens em comparação às mulheres.

O tratamento do câncer de mama masculino é semelhante ao tratamento do câncer feminino, sendo indicada a realização de mastectomia e quimioterapia. No entanto, como o diagnóstico é, na maioria das vezes tardio, a taxa de sucesso terapêutico é reduzida.

Sintomas de câncer de mama masculino

Os sintomas do câncer da mama masculino incluem:

  • Nódulo ou caroço no peito, atrás do mamilo ou logo abaixo da aréola, que não causa dor;
  • Mamilo virado para dentro;
  • Dor numa determinada área do peito que surge tempos depois do surgimento do nódulo;
  • Pele enrugada ou ondulada;
  • Saída de sangue ou líquido pelo mamilo;
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo;
  • Alterações do volume da mama;
  • Inchaço das ínguas na axila.

A maior parte dos casos de câncer de mama não apresentam sintomas fáceis de identificar e, por isso, homens com casos de câncer de mama na família devem alertar o mastologista para fazer exames regulares após os 50 anos para diagnosticar alterações que possam indicar câncer.

Apesar de raro, o câncer de mama nos homens pode ser favorecido por alguns fatores além do histórico familiar, como uso de estrogêneos, problemas hepáticos graves, alterações nos testículos, aumento do tecido mamário devido ao uso de medicamentos e exposição prolongada à radiação. Conheça outras causas de dor na mama no homem.

Câncer de mama no homem tem cura? 

Existem maiores chances de cura quando o câncer é descoberto no início, no entanto, é mais frequente a descoberta numa fase mais avançada e, por isso, a cura fica comprometida. O tamanho do nódulo e os gânglios afetados devem ser levados em consideração, normalmente há maiores chances de óbito quando o nódulo tem mais de 2,5 cm e vários gânglios são afetados. Assim como nas mulheres, os homens de raça negra e os que possuem mutações no gene BRCA2, têm menores chances de cura. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como identificar

A identificação dos sinais e sintomas de câncer de mama masculino também pode ser feita através do autoexame, da mesma forma em que é feito nas mulheres, de forma que o homem pode identificar a presença de um nódulo duro no peito, além da presença de outros sintomas, como sangramento pelo mamilo e dor. Saiba como é feito o autoexame da mama.

O diagnóstico do câncer de mama no homem deve ser feito pelo médico mastologista através de exames como mamografia, ultrassom da mama seguido de biópsia. Além disso, o médico também pode recomendar a realização de exames de sangue, principalmente genéticos, raio-X do tórax, cintilografia óssea e tomografia de tórax e de abdome para verificar a extensão da doença, ou seja, se há sinais indicativos de metástase.

Esses exames são importantes também para verificar se as alterações identificadas pelo homem de fato são câncer de mama, pois podem ser alterações benignas, como é o caso da ginecomastia, em que há maior desenvolvimento do tecido mamário masculino. Além disso, pode também indicar a presença de tumores benignos, como o fibroadenoma, que normalmente fica confinado ao tecido mamário, não representando risco, e não é identificado com tanta frequência em homens.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como é feito o tratamento

O tratamento para o câncer da mama no homem varia de acordo com grau de desenvolvimento da doença, mas geralmente é iniciado com uma cirurgia para retirar todo o tecido afetado, incluindo o mamilo e aréola, procedimento chamado de mastectomia, assim como as ínguas inflamadas.

Quando o câncer está muito desenvolvido, pode não ser possível remover todas as células cancerígenas e, por isso, pode ser ainda necessário fazer outros tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal, com tamoxifeno, por exemplo. Saiba mais sobre como é feito o tratamento do câncer de mama.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP