Atenção
Conheça 6 sintomas de câncer de útero que jamais devem ser ignorados; mesma doença de Fátima Bernardes
A famosa anunciou nesta última quarta-feira que vai passar por um procedimento cirúrgico para retirada do tumor.

Publicado em 04/12/2020 09:16

Foto/Reprodução


Via I7 News - A apresentadora da Rede Globo, Fátima Bernardes do programa Encontro, anunciou nesta quarta-feira, 2 de dezembro, que foi diagnosticada com câncer de útero. De acordo com a famosa, o câncer está na fase inicial, algo extremamente importante, pois aumentam as chances de cura.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para quem não sabe, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de tumor maligno que mais mata as mulheres no Brasil, de acordo com a informação do Inca – Instituto Nacional do Câncer.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No mundo, são registrados cerca de 570 mil novos casos ao ano.

A doença tem como característica a replicação desordenada do tecido que reveste o colo do útero, que pode comprometer outros tecidos e invadir estruturas e órgãos.

câncer de colo do útero pode atingir o epitélio glandular, que ocorre em aproximadamente 10% dos casos ou o epitélio escamoso, que acontece em cerca de 90%. Contudo, vale ressaltar que os dois tipos são provocados por uma infecção de alguns tipos de HPV – Papilomavírus Humano.

Infecções por HPV costumam ser comuns e a maioria não evolui para doenças. Porém, em algumas situações pode acontecer alteração celular que, após alguns anos, podem levar ao câncer. É importante fazer exames preventivos, como o Papanicolau, que ajudam a detectar a enfermidade. De acordo com o especialista, o ginecologista Jesus Paula Carvalho, a enfermidade é mais comum em mulheres em idade reprodutiva.

O médico alerta que o câncer de útero evolui ao longo de muitos anos sem ter nenhum tipo de sintoma, contudo pode ser detectado no início desde que a mulher faça os exames preventivos. “Cerca de três quartos das pacientes brasileiras procuram tratamento quando a doença já está avançada”, o que dificulta o tratamento, frisou o profissional.

No começo da doença, ela é assintomática e os sintomas surgem ao longo do tempo se a pessoa não fizer o tratamento. Fique atenta aos sintomas de câncer de útero que jamais devem ser ignorados. Vale ressaltar que em sua fase inicial o tumor pode não apresentar nenhum indício.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Sangramento vaginal que vai e volta
  • Sangramento vaginal após relações íntimas
  • Dor na região do abdômen
  • Dores ao urinar e evacuar
  • Dor no intestino
  • Dor durante a relação íntima


COMPARTILHAR NO WHATSAPP