
Foto/Reproducao
Do g1 - O Brasil registrou o 1º foco de gripe aviária em uma granja comercial na quinta-feira (15), em Montenegro (RS).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Essa doença circula no mundo desde 2006, mas só chegou ao Brasil em 2023. Até essa quinta, a gripe aviária só havia atingido aves silvestres.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Depois de circular por mais de 20 anos no mundo, a gripe aviária H5N1 teve o 1º caso registrado no Brasil no dia 15 de maio. Até essa sexta-feira (16), praticamente todos os casos foram em aves migratórias.
A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, disse o Ministério da Agricultura.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
"O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)", reforçou.
Vale destacar que o Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humano. "Até o momento, não há casos confirmados de infecção humana pelo vírus, nem casos em investigação no país", informou o Ministério da Saúde ao g1 na sexta-feira (16).
Humanos podem pegar?
Sim, mas o risco é baixo, diz o Ministério da Agricultura.
"O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)", reforça o governo federal.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O Brasil nunca teve um caso confirmado de gripe aviária em humano, segundo o Ministério da Saúde informou ao g1 na sexta-feira (16).
Posso pegar gripe aviária comendo carne?
Não. Até o momento, não há registros de contaminação de gripe aviária a partir do consumo de frango ou ovos devidamente preparados, afirmam o Ministério da Agricultura e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que não há risco de a pessoa se contaminar a partir dos alimentos, inclusive porque a carne de frango e o ovo são consumidos após cozimento.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
"Não há risco da pessoa se contaminar consumindo carne de frango e ovos. Pode consumir com tranquilidade", afirmou Fávaro à GloboNews nesta sexta-feira (16).
"Até porque as pessoas não podem consumidor carne de frango in natura, nem ovos, porque há risco até de outras doenças, como, por exemplo, a salmonella. O processo de cozimento elimina por completo o vírus", disse o ministro.
j