Foto/Reproducao
Do g1 - Cerca de 110 pessoas foram colocadas em quarentena na Índia em meio a um novo surto do vírus Nipah no país. A doença tem alto índice de lettalidade e está na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de patógenos com potencial epidêmico.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O isolamento aconteceu depois que dois profissionais de saúde foram tratados no início de janeiro após contraírem o vírus.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O Nipah pode causar infecções respiratórias agudas e encefalite (inchaço do cérebro). É transmitido entre humanos e também de animais como morcegos e porcos
O vírus Nipah é classificado como prioritário pela OMS devido à sua capacidade de desencadear uma epidemia. Não há vacina para prevenir a infecção e nenhum remédio para curá-la.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Rosana Richtmann, médica infectologista do Grupo Santa Joana, explica que o vírus é muito agr€ssivo do ponto de vista do sistema nervoso central.
"Os sintomas iniciais são como os de qualquer outra virose: dor de cabeça, dor no corpo, febre. Só que eles evoluem em alguns dias para um quadro de alteração do nível de consciência [...] que pode evoluir para consequências neurológicas e até para a m0rte", detalha a infectologista.
Ela destaca que a preocupação maior com relação ao vírus fica restrita à Índia e a países vizinhos, que têm o hospedeiro principal do vírus, um tipo de morcego.