
Trabalhadores do setor privado podem requerer empréstimo consignado diretamente no aplicativo do banco; saiba como — Foto: Reprodução/TV Globo
do g1 - Trabalhadores do setor privado que querem um empréstimo consignado podem, agora, fazer o requerimento diretamente no aplicativo do banco.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Quando soube do programa de empréstimo consignado garantido pelo FGTS, o metalúrgico Edson André do Carmo achou que era sob medida para ele:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
"Eu ia juntar todas as dívidas, eliminar elas e ficar com uma dívida só. E essa dívida muito mais... Juros menor. Isso que me atraiu”, conta.
E na teoria tudo se encaixava: ele está empregado com carteira assinada, tem saldo de FGTS, não tem outro consignado e a parcela do empréstimo que ele estava pedindo estava dentro do limite de 35% da renda. Ele até recebeu as propostas dos bancos, mas...
"Veio uma resposta negativa”, diz Edson.
Mas, agora, o Edson tem mais uma alternativa. Até então, quem queria o empréstimo tinha que usar o aplicativo da carteira de trabalho digital. Agora, pode tentar direto no aplicativo do seu banco. Mas cada banco pode começar a oferecer o serviço quando quiser.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
De acordo com o Ministério do Trabalho, as dificuldades são pontuais e os números do programa superaram as expectativas. Em pouco mais de um mês, 1,5 milhão de brasileiros já fecharam contratos. Os empréstimos somam mais de R$ 8 bilhões. E, para o governo, a nova alternativa deve incrementar as negociações.
Como fazer
Os bancos habilitados pelo Governo Federalterão a opção de oferecer a modalidade dentro de seus próprios canais digitais. Assim, cada instituição terá sua própria aba de contratação dentro de sites e aplicativos.
- Acesse o aplicativo do seu banco;
- Busque a opção "Consignado do Trabalhador". Algumas instituições também permitem fazer uma simulação antes da contratação.
- Preencha os dados solicitados.
- Após ler o contrato com cuidado e atenção, bastará clicar em "Contratar" e aguardar a confirmação por parte da instituição financeira.