
Foto/Reproducao
do Tecnoblog - O aplicativo do Nubank para Android agora pode fazer Pix por aproximação em maquininhas habilitadas, usando o chip NFC do smartphone, sem precisar digitar chaves ou ler QR Codes. Para confirmar a transação, é necessário usar a biometria do celular ou digitar a senha de quatro dígitos do banco.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para usar o recurso, é necessário ter ao menos uma chave Pix cadastrada na conta do Nubank. Clientes da instituição financeira terão opções para pagar usando o saldo da conta ou parcelar em até 12 vezes no crédito (com juros e taxas)
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O app também ganhou um atalho para a função, que pode ser adicionado à tela inicial do sistema, dando mais agilidade no acesso.
Como usar o Pix por aproximação no Nubank?
- Verifique se o NFC do celular está ativado (apenas aparelhos com este recurso podem usar a função).
- Peça para pagar com Pix na maquininha.
- Abra o app do Nubank e escolha “Pix”, “Pagar” e “Pix por aproximação” (ou use o atalho “Pix por aproximação” na tela inicial do Android, caso já tenha configurado).
- Aproxime o celular da maquininha.
- Escolha entre pagar com o saldo da conta ou com o limite do cartão de crédito (à vista ou parcelado, com taxas).
- Confirme a transação com senha ou biometria.
E o iPhone?
De acordo com o Nubank, não há previsão de implementar o Pix por aproximação no aplicativo para iOS.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
A situação do Pix por aproximação no iPhone é complexa — não só para o Nubank, mas para todas as empresas. O Apple Pay não é integrado com o Pix — diferentemente do Google Pay, que aderiu aos pagamentos instantâneos do Brasil. Segundo a Apple, empresas credenciadas podem usar o NFC dos aparelhos, mediante o pagamento de taxas para a fabricante.
O Cade, órgão responsável por fiscalizar a livre concorrência de mercado no país, abriu inquérito para apurar se estas regras da Apple podem ser consideradas uma prática anticompetitiva.
Com informações do Nubank