
Foto/Reproducao
Do Auto Esporte - O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira que, a partir de 1º de agosto, o teor do etanol na gasolina comum vendida no Brasil passará de 27,5% para 30%. A mistura de biodiesel no diesel derivado do petróleo também vai subir, de 14% para 15%. A decisão foi tomada em reunião realizada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O objetivo do governo é que o preço da nova gasolina, agora chamada de E30, seja menos vulnerável à flutuação do valor internacional do petróleo. Existe a expectativa de que o litro do combustível caia R$ 0,11 nos postos com a nova mistura.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Já o preço do diesel não deve sofrer variação. O aumento de 14% para 15% a partir de agosto serve para preservar o valor atual. Entretanto, como 23% do diesel utilizado no Brasil é importado, o governo projeta aumentos futuros por conta das tensões internacionais recentes. Isso impactaria nos valores de frete e, consequentemente, de todas as mercadorias básicas.
Aumento de etanol na gasolina pode afetar o funcionamento dos automóveis?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/q/B/wtUDh7TxyXQC4k3n9L7w/chevrolet-vectra-gls-2000-2-traseira-diagonal.jpg)
Proprietários de carros flex podem notar redução na autonomia, tendo em vista que opoder calorífico do etanol, agora mais presente na gasolina, é menor. Esta é a unidade que representa a quantidade de energia que um combustível fornece quando queimado completamente. No caso do derivado da cana-de-açúcar, seu poder calorífico representa 70% do valor da gasolina.
Donos de carros a gasolina podem temer os efeitos dessas mudanças. Especialistas concordam que o maior percentual de etanol na mistura não gera prejuízos a veículos modernos, mas demanda atenção para proprietários de carros mais antigos.
"Para os carros mais antigos, deve-se tomar cuidado para não sofrer com a corrosão de alguns materiais e a oxidação de peças metálicas, uma vez que o etanol da bomba é hidratado — ou seja, tem água na sua composição", afirma Clayton Barcelos
Para Rogério Gonçalves, independentemente da nova mistura, donos de carros antigos ou colecionadores devem evitar gasolina com maior teor de etanol. A gasolina premium surge como alternativa. “É um combustível de alta octanagem, com 25% de etanol anidro na mistura. Assim, proporciona melhor desempenho ao veículo mais antigo e pode até deixá-lo mais eficiente. O problema é que também é mais cara”, diz Gonçalves.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Motocicletas apresentaram falhas durante testes
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2024/4/R/wcegVWSIaGAdgAxfPTDQ/pcx2.jpg)
O Instituto Mauá conduziu testes da nova gasolina em motocicletas, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Ciclomotores (Abraciclo). Os resultados apontaram que algumas unidades testadas com o combustível falharam durante a partida a frio.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -