Brasil
Vacinadas com duas doses, cinco freiras do mesmo convento morrem por Covid em menos de uma semana
Das 51 irmãs que fazem parte do convento, 29 foram diagnosticadas com o novo coronavírus

Publicado em 04/09/2021 13:19

Foto/Reprodução


Do G1 - Em menos de uma semana, cinco freiras da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, no Centro de Curitiba, morreram em decorrência da Covid-19.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Muito grande o baque porque, às vezes, acontecia morte, mas de condições naturais, né? E, de repente, em sequência assim, foi muito difícil para nós. Uma tragédia que deixa a gente muito triste, mas confiamos que Deus vai estar nos amparando nesse momento de dor", afirmou a madre Maria Madalena Ryndack, responsável pelo convento.

A madre conta que desde o início da pandemia, nenhuma irmã havia testado positivo para a doença. Contudo, no fim do mês de agosto, uma das freiras começou a apresentar sintomas que acreditava ser apenas de gripe.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Das 51 irmãs que fazem parte do convento, 29 foram diagnosticadas com o novo coronavírus.

"Não nos atentamos que era o vírus. Tudo isso disseminou muito rápido aqui. Como é uma casa de idosas, atingiu algumas irmãs mais frágeis na saúde, com comorbidades, e algumas vieram a óbito. Hoje, nós estamos passando pela quarentena, concluindo essa fase, a maioria das irmãs está recuperada. Temos duas irmãs na enfermaria e uma na UTI, mas temos esperança que elas vão vencer", comentou.

A madre contou que elas sempre seguiram as medidas sanitárias de combate à Covid e que apenas algumas das irmãs mais jovens saem para resolver algumas coisas.

Todas as freiras que morreram estavam com a imunização completa. Especialistas apontam que nenhuma vacina oferece proteção de 100% contra doenças, mas todas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose.

É importante lembrar que vacinas funcionam, mas não são infalíveis. Ainda assim, apesar de a probabilidade de infecção após a vacina ser pequena, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"As irmãs que saem e voltam mantém todos os cuidados necessários. O álcool gel está presente em todos os nossos ambientes. Mas, o vírus se espalhou tão rapidamente que acabou atingindo várias pessoas. Eu acredito que a vacina que tomamos [contra a Covid] tenha ajudado a evitar mais complicações e mortes", disse.

 

Entre as vítimas que não resistiram à doença estão as seguintes freiras:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Irmã Helena Glovacki, de 95 anos, sendo 74 anos de vida religiosa. A morte ocorreu em 28 de agosto.
  • Irmã Elizabete Tartas, de 94 anos, sendo 64 anos de vida religiosa. Ela faleceu no dia 29 de agosto.
  • Irmã Marieta Bet, de 88 anos, sendo 70 anos de vida consagrada. A religiosa morreu no dia 30 de agosto.
  • Irmã Sofia Culaves, de 78 anos, sendo 59 anos de vida religiosa. A morte ocorreu no dia 31 de agosto.
  • Irmã Stella Albina Franzoi, de 87 anos, sendo 65 anos de vida religiosa. Ela morreu no dia 2 de setembro.

 

"Infelizmente não deu tempo de me despedir das irmãs. Nós temos o serviço de enfermagem na casa, porque nossas casas são equipadas para o atendimento ao idoso. Então as irmãs estão sempre acompanhando, cuidando e vendo a situação da saúde, mas infelizmente aconteceu de chegar aqui esse vírus".


COMPARTILHAR NO WHATSAPP