Brasil
Psicóloga de 29 anos morre vítima de dengue e caso serve de alerta

Publicado em 29/01/2024 07:30

Foto/Reprodução


Do Metropoles - Amigos e familiares da psicóloga de 29 anos, vítima de dengue no Distrito Federal, homenagearam a jovem na noite dessa sexta-feira, com uma missa no Guará I no Diatrito Federal. A celebração ocorreu na Paróquia São Paulo Apóstolo, comunidade que ela participava.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Alice Arruda tinha 29 anos, morava na região administrativa e morreu em decorrência do tipo hemorrágico da doença, na última semana.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os pais de Alice estão inconsoláveis. Os irmãos, incrédulos com a morte da moça. “Sempre teve o dom da palavra, do aconchego. Amava escutar e dar conselhos, não foi à toa que desde cedo escolheu a psicologia como profissão. Era incrivelmente apaixonada pelo que fazia. Se formou em 2020 na UnB e, desde então, sua atuação foi focada na área infantil, atendendo crianças especiais com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Cuidar e orientar essas crianças fazia os seus olhos brilharem”, descreveram os irmãos de Alice, em um texto encaminhado ao Metrópoles.

A reportagem teve acesso ao atestado de óbito de Alice, que classifica a dengue como a causa da morte.

Apesar de o óbito ter ocorrido em 19 de janeiro, o último boletim epidemiológico não contabiliza a psicóloga como uma das vítimas. Segundo a Secretaria de Saúde, a área técnica pode levar até 60 dias para incluir um óbito no boletim.

Sobre o tratamento contra dengue hemorragica:

Não há um tratamento específico para a dengue hemorrágica. É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso o paciente apresente dor e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol.27

Cuidado com a DENGUE!
  1. Atente-se aos vasos de plantas. ...
  2. Livre-se de objetos que acumulam água. ...
  3. Armazene garrafas da forma correta. ...
  4. Evite a contaminação de calhas e caixas-d'água. ...
  5. Higienize recipientes que armazenam água. ...
  6. Tenha cuidado com o lixo. ...
  7. Utilize proteção individual.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP