Nordeste
Mais de 500 pessoas são intoxicadas durante banho de mar em praias do Nordeste e casos geram alerta
Em Pernambuco, a cidade afetada foi Tamandaré, litoral sul do estado, onde fica a famosa praia dos Carneiros

Publicado em 02/02/2024 17:57

Foto/Ilustrativa


Da CNN e UOL - Unidades de saúde de Alagoas e Pernambuco atenderam, esta semana, 538 pessoas que se intoxicaram após tomar banho de mar em águas supostamente contaminada com o fenômeno da maré vermelha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em Pernambuco, a cidade afetada foi Tamandaré, litoral sul do estado, onde fica a famosa praia dos Carneiros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entre 26 e 30 de janeiro, 278 pacientes foram atendidos no Hospital Municipal com casos suspeitos. Desses, cerca de 200 eram pescadores

Conhecido como “maré vermelha” ou “tingui”, o fenômeno ocorre quando as algas liberam toxinas, principalmente, devido ao aumento de temperatura das águas do oceano nesta época do ano.

De acordo com a pasta, foi realizado o levantamento e análise dos prontuários de atendimentos dos pacientes que buscaram o hospital municipal com relatos de dor de cabeça, mal estar, dor no corpo, náusea, dor abdominal, vômitos, irritação ocular, de garganta, nasal e de pele com contato direto ou indireto com o mar, no período citado. Todos os 278 casos serão analisados, por essa razão, o número de casos poderá ser alterado até o final da investigação.

Os representantes visitaram também a Associação de Pescadores de Tamandaré, a convite da presidente, Maria Madalena, que foi a responsável por alertar às autoridades de saúde do Estado sobre os casos de intoxicação. Na ocasião, foi informado que cerca de 200 pescadores apresentaram sintomas de intoxicação.

No encontro com os representantes da SES, os pescadores disseram acreditar que o fenômeno foi mais forte do que em anos anteriores. Desde a década de 1940 há registros de episódios semelhantes na região.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que "não há, neste momento, orientação para evitar a ida ao mar ou praia, bem como para evitar o consumo de moluscos (mariscos, ostras e sururu)."

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A população deve estar atenta ao odor e à coloração da água do mar, que podem sinalizar possíveis novos episódios. Nessa situação, deve-se evitar a proximidade com os locais afetados.Secretaria de Saúde de Pernambuco


COMPARTILHAR NO WHATSAPP