Brasil
Jovem morre ao levar choque com carregador de celular desencapado
A tomada onde o carregador do celular estava conectado não tinha tampa de proteção e fios do objetos estavam desencapados

Publicado em 23/04/2023 10:18 - Atualizado em 23/04/2023 10:18

Foto/Reprodução


Gleison Camargo da Silva, 24, foi encontrado morto nesse domingo, após receber uma descarga elétrica pelo carregador do celular. O caso ocorreu em Guarantã do Norte, município de Mato Grosso.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi encontrado sem vida no quarto, perto de um aparelho celular conectado a um carregador com as pontas desencapadas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A tomada em que estava conectado o fio do carregador estava sem a tampa de proteção.

O Corpo de Bombeiros constatou o óbito. O corpo da vítima foi encaminhado para exame de necropsia e a Polícia Civil investiga o caso.

O boletim de ocorrência não traz mais detalhes do fato, mas não há indícios de crime.

Do RD News

Atencao para alguns cuidados no uso do celular ao carregar:

1. Tire o celular da tomada durante chuvas fortes e de longa duração

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone.

 

Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

2. Use carregador e cabos originais

 

Os carregadores originais dos smartphones e outros produtos eletrônicos passam pela certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e contam com um selo.

Eles possuem componentes mantém uma tensão muito baixa para dar choque. É a opção mais segura para carregar o aparelho em qualquer circustância.

Carregadores paralelos que não são certificados ou recomendados pelas próprias fabricantes podem não ter alguns itens de segurança, além de possivelmente passarem mais carga do que o recomendado.

Evite ainda o uso de adaptadores e muito cuidado com tomadas com mau contato.

 

3. Bateria também original

 

É importante também que a bateria instalada no aparelho seja original. Versões paralelas não passam pelas certificações de segurança.

Fique atento com a expansão da bateria – se reparar que o celular está "inchado" ou que alguma parte da tela levantou, deixe de usar o telefone e o leve até uma assistência técnica. Os componentes químicos da bateria podem vazar e causar até explosões.

Fique de olho também na temperatura: se o aparelho estiver esquentando mais do que o normal, procure um especialista.

 

4. Não deixe o celular carregando debaixo de um travesseiro

 

 

É muito importante nunca abafar o celular enquanto ele estiver carregamento. Por isso, não deixe o aparelho de baixo de um travesseiro, cobertor ou até mesmo do seu corpo enquanto ele estiver na tomada.

Isso porque o aparelho naturalmente esquenta durante a carga e se não tiver ventilação adequada, pode superaquecer e causar problemas na bateria que geram risco à vida, como explosões.

Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis. É importante que você não seja pego de surpresa ou que corra grandes riscos caso ocorra um incêndio, por exemplo. São casos raros, mas a precaução é chave.

 

5. Em caso de telefonema, desconecte o celular do carregador

 

Caso aconteça algum acidente e o aparelho sofra uma descarga elétrica, ele não estará perto do seu rosto. Também é uma boa ideia não usar fones de ouvido com fio durante o carregamento.

 

6. Não carregue o celular em locais úmidos, como banheiro

 

Para evitar choques, não coloque o telefone para carregar em locais úmidos, como próximo a uma pia, banheira ou chuveiro. Também é importante não conectar ou desconectar o carregador com as mãos molhadas.

 

7. Se o aparelho estiver na tomada, procure usar calçado de borracha

 

 

A borracha é um material isolante e pode proteger de eventuais choques elétricos.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP