Atenção
14 sinais de deficiência de vitamina D que não devem ser ignorados
14 sinais de deficiência de vitamina D que não devem ser ignorados

Publicado em 18/07/2021 09:40

Foto/Reprodução


Do Cura pela Natureza - A vitamina D é um dos nutrientes mais essenciais para o corpo humano. As principais formas de se obter vitamina D é tomando banhos de sol recorrentes e consumindo alimentos como ovos, peixes e laticínios.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A falta de vitamina D no organismo provoca diversos tipos de problemas adjacentes e tem como um dos principais riscos o enfraquecimento do sistema imunológico.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em tempos de pandemia, a vitamina D ganhou destaque por ser uma das aliadas do corpo na composição de barreiras contra vírus e bactérias.

Trouxemos neste artigo uma lista com 14 sintomas da falta de vitamina D no organismo para que você fique atento(a) a esses sinais e aja o mais rápido possível ante o aparecimento de um ou mais desses sintomas.

14 sinais da falta de vitamina D no organismo

Dores musculares

A vitamina D tem um papel fundamental no funcionamento dos músculos.

Quando metabolizada em quantidade correta pelo organismo, ela ajuda nos movimentos de contração muscular, que são de suma importância para a manutenção das fibras musculares.

A ação da vitamina D, em associação com substâncias como o cálcio, traz aos músculos resistência e potência.

Logo, se você está sentindo muitas dores musculares que por vezes surgem sem motivo aparente, talvez seja a hora de aumentar os seus níveis de vitamina D.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dor nos ossos

Os ossos possuem um tecido especial que, como todos os outros tipos de tecido do corpo humano, está constantemente se regenerando.

A vitamina D possui papel fundamental nessa reposição de tecido e a sua falta provoca a fragilização óssea, causando doenças como a osteoporose e o raquitismo.

Fadiga, cansaço ou indisposição

Este com certeza é um dos sintomas mais difíceis de se ligar à falta de vitamina D.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Acontece que o dia a dia corrido e o estresse sempre levam a culpa por nosso cansaço, não é mesmo?

Mas a vitamina D é uma das principais responsáveis pela produção de energia no corpo.

Então, se você se sente cansado com frequência, e por vezes nem o sono melhora a situação, pode ser que esteja com deficiência de vitamina D no organismo.

Redução da resistência física

Se você sempre foi uma pessoa fisicamente ativa e até mesmo atlética, mas tem notado que não consegue mais ter o ritmo de outrora, fique atento(a).

Por ser uma catalizadora de energia em nível celular, a vitamina D provoca o aumento da capacidade física.

Por isso, essa diminuição na sua capacidade de locomoção e/ou de repetição de exercícios na academia pode ter ligação com a falta de vitamina D no seu organismo.

Falta de ânimo

A vitamina D também é um importante nutriente para as funções cerebrais.

Entre as regiões beneficiadas pela ação desse nutriente no cérebro, está o córtex orbitofrontal (COF) que é o responsável pelas emoções e humor.

Logo, a falta de vitamina D no organismo prejudica a comunicação neurológica nessa região do cérebro.

Além disso, neurotransmissores como a dopamina e a serotonina são prejudicados, afetando assim a produção de sensações como prazer e bem-estar.

Insônia

Ainda não há uma resposta concreta sobre a ligação da falta de vitamina D e a insônia.

Mas está comprovado que pessoas que têm dificuldades para dormir geralmente possuem baixos níveis do nutriente no organismo.

Provavelmente, os neurotransmissores responsáveis pelo sono também têm o seu funcionamento prejudicado pela falta da vitamina.

Sudorese (suor excessivo)

O suor é liberado pelo corpo quando a sua temperatura ultrapassa os 37ºC, a fim de esfriá-lo.

Esse processo é natural e regulado pelo hipotálamo, que é uma espécie de termostato responsável por manter o corpo em temperaturas saudáveis.

Porém, se você notar que ao se movimentar está suando demais e/ou apenas a sua cabeça está suando enquanto seu corpo continua seco, pode ser que você precise aumentar o nível de vitamina D no corpo.

Queda de cabelo

O crescimento de cabelo está ligado à ação da vitamina D.

Sucede que esse nutriente é responsável por maturar os folículos capilares, que dão origem aos cabelos.

A perda de cabelo é comum por diversos fatores, mas quando os folículos estão saudáveis a reposição capilar acontece naturalmente.

Níveis baixos de vitamina D no organismo provocam a inatividade dos folículos capilares, ocasionando uma maior perda de cabelos e a não reposição, diminuindo também o volume capilar.

Esse quadro costuma ser mais frequente em mulheres.

Dificuldade na cicatrização de feridas

A vitamina D é um dos nutrientes responsáveis por compor o processo de reconstrução de tecidos danificados.

 

O baixo nível dessa vitamina no organismo provoca uma demora nas cicatrizações de feridas e/ou a não cicatrização em casos mais graves, como o de diabéticos.

Tonturas e zumbidos

O ouvido é o órgão responsável pela audição, como sabemos, e também pelo equilíbrio motor do corpo.

Com isso, sabemos que tonturas e zumbidos são sinais de que a saúde dos ouvidos pode não estar muito boa.

A vitamina D possui influência direta no bom funcionamento dos ouvidos, pois ela age como catalizador dos níveis de cálcio do ouvido interno.

Quando os níveis de cálcio estão baixos, o sistema vestibular, que é a estrutura interna do ouvido, passa a funcionar incorretamente, provocando tonturas e zumbidos no indivíduo acometido.

Doenças cardiovasculares

Apesar de não ser um dos principais fatores de risco, a falta de vitamina D pode provocar problemas cardíacos como insuficiência cardíaca, AVC e até paradas cardiorrespiratórias.

Provavelmente existe ligação da falta de vitamina D com a hipertensão, que é a principal causadora dos males do coração.

Obesidade e sobrepeso

A vitamina D age como um catalizador de várias substâncias e nutrientes, ajudando sua metabolização.

 

Algumas substâncias potencializadas pela vitamina D, como o cálcio, possuem a função de aumentar o metabolismo basal do corpo humano.

Um metabolismo basal mais eficiente se traduz na manutenção de um corpo mais ágil e não aderente ao acumulo de gordura, sobretudo a abdominal.

Portanto, corpos metabolicamente sedentários tendem a acumular gordura.

E a boa absorção de D pode influenciar no processo de perda de peso.

Infecções recorrentes

A vitamina D é um dos nutrientes responsáveis por manter o sistema imunológico em bom funcionamento.

Assim, a carência dela pode desencadear um processo de enfraquecimento das defesas do corpo, ocasionando diversas infecções por vírus, bactérias e fungos oportunistas.

Essa informação é muito importante para um melhor entendimento dos mecanismo que o corpo usa para combater vírus, fungos e bactérias.

Problemas cognitivos

Por ser de suma importância para o bom funcionamento de neurotransmissores, a vitamina D é um ingrediente indispensável para as funções neurais de forma geral.

O baixo nível desse importante nutriente no organismo pode desencadear problemas cognitivos que, por sua vez, podem desencadear doenças degenerativas, como a demência e o mal de Alzheimer.

 


COMPARTILHAR NO WHATSAPP