Lamentável
Mulher indígena recusa vacina durante gravidez por medo e morre vítima da Covid-19
Jovem sofreu três paradas cardiorrespiratórias e acabou não resistindo; família não acredita que ela tenha morrido de Covid-19.

Publicado em 21/08/2021 17:46

Foto/Reprodução


Uma jovem indígena de 26 anos morreu vítima de complicações oriundas da Covid-19. O caso ocorreu na cidade de Ibirama, em Santa Catarina. Identificada como Xokleng Daniela Caxias, a mulher deu à luz seu segundo bebê no mês passado, e acabou sofrendo três paradas cardíacas e morte cerebral, durante tratamento contra a doença

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com informações da família, Daniela optou por deixar a área urbana do município de Vitor Meireles para se abrigar na Aldeia Figueira, durante o período gestacional.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em entrevista ao portal UOL, Vitor Vicente, esposo da indígena, afirma que os familiares não acreditam que ela morreu por complicações da Covid-19, uma vez que ela vinha cumprindo à risca o isolamento.

O jovem de 23 anos, no entanto, destaca que a jovem não tomou o imunizante contra a doença por receio de efeitos colaterais e consequências.

A gestação não era de risco e não apresentou intercorrências

“Todo mundo está falando de covid-19, mas não acreditamos nisso porque ninguém mais da família pegou. Ela não tomou vacina porque estava grávida e ficou com medo de fazer mal para o bebê”, desabafou Vitor.

Posicionamento

Em nota enviada para a NSC TV (afiliada da Globo em SC), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) disse que a jovem chegou a recusar a vacina por quatro vezes no período de pré-natal. Em maio deste ano, o Ministério da Saúde chegou a suspender a recomendação de vacinação em grávidas, mas em julho retomou a campanha.

 

Na Aldeia onde a jovem estava desde março, a pasta ainda informou que das 131 pessoas acima dos 18 anos residentes no local, 11 delas se recusaram a receber a vacina contra a Covid-19. Daniela deixou um filho de oito anos de idade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP