Conheça
'Dunas do Rosado' é cenário ainda desconhecido do Rio Grande do Norte; Conheça
A região já serviu de cenário para produções nacionais como as novelas ‘Flor do Caribe’ e ‘O Clone’, e para o filme ‘Maria, mãe do filho de Deus’.

Publicado em 13/01/2021 12:13

Foto/Reprodução


Do Viagens em Pauta - No extremo norte do Rio Grande do Norte, entre Areia Branca e Porto do Mangue, um cenário árido, em constante evolução, traz novos ares ao turismo potiguar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Com 10 km² de extensão, as Dunas do Rosado são uma sequência de montanhas coloridas, formadas pelos sedimentos de falésias vizinhas, trazidos pelos ventos constantes.

A 250 km da capital Natal, o parque, considerado o maior conjunto de dunas daquele estado, ainda é um desconhecido do turismo local, mas costuma ser combinado com roteiros litorâneos, em Ponta do Mel, vilarejo do município de Areia Branca.

Veja o video:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A região já serviu de cenário para produções nacionais como as novelas ‘Flor do Caribe’ e ‘O Clone’, e para o filme ‘Maria, mãe do filho de Deus’.

Ao longo do dia, aquele mar de areia vai ganhando novos tons, de acordo com a incidência de luz. Por isso, procure visitar a atração pela manhã bem cedo e também no final de tarde.

Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte (foto: Eduardo Vessoni)

Embora ainda não tenha saído do papel a criação da APA do Rosado (Área de Proteção Ambiental), a atração é protegida por lei que proíbe passeios de bugue no local. Atualmente, a única forma de visitar o Rosado é em caminhadas pelas areias fofas do parque.

Localizada no topo do estado, entre o mar e o sertão, a região fica a 250 km de Natal e tem acesso pelas BR-101 até Igapó; BR-406, em direção a Macau, de onde se toma a RN-118 até a RN-404.

Destinos próximos como o município de Porto do Mangue e o vilarejo de Ponta do Mel, em Areia Branca, servem de base para quem visita o Rosado.


As dunas fazem parte do Polo Costa Branca, maior produtor de sal do Brasil, e podem ser combinadas com Galinhos, península arenosa, a 170 km de Natal, aproximadamente.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP