Nordeste
Dicas para a sua viagem a Chapada Diamantina; Um dos mais lindos destinos de natureza do Brasil!
A Chapada Diamantina, no entanto, vai muito além de Lençóis! Reserve alguns dias das suas férias e prepare-se para uma viagem incrível e repleta de paisagens emocionantes

Publicado em 19/12/2020 12:30 - Atualizado em 19/12/2020 12:30

Foto/Reprodução


Chapada Diamantina, na Bahia, é o tipo de destino que causa paixão entre os viajantes. Subir o Morro do Pai Inácio, ver a imensidão da paisagem no alto da Cachoeira da Fumaça, mergulhar nas águas transparentes da Pratinha e assistir ao espetáculo da luz no Poço Azul e no Poço Encantado é apenas o primeiro passo para conhecer um dos mais espetaculares roteiros de natureza do Brasil.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tão espetacular que a cidade de Lençóis, principal base para quem deseja conhecer a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi eleita o “Melhor Destino Nacional” de 2019 pelos leitores do Melhores Destinos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Chapada Diamantina, no entanto, vai muito além de Lençóis! Reserve alguns dias das suas férias e prepare-se para uma viagem incrível e repleta de paisagens emocionantes. Quanto mais tempo por lá, mais você irá se apaixonar!

E para te ajudar a se aventurar entre cachoeiras, montanhas, trilhas desafiadoras, grutas e banhos inesquecíveis nas águas mágicas do interior da Bahia, preparamos um post completinho com 25 dicas para a sua viagem à Chapada Diamantina. Boa viagem e boa trilha! Vale dizer que a cidade de Lençóis tem data prevista de reabertura para o turismo em 01/09. Ainda que a cidade esteja aberta, viaje apenas quando se sentir seguro! 

Cachoeira da Fumaça

 

1- Onde fica a Chapada Diamantina?

A região da Chapada Diamantina ocupa uma grande área do interior do estado da Bahia. São 38 mil km² cobertos por belezas naturais, entre elas o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A principal porta de entrada para quem pretende visitar a região é a cidade de Lençóis, distante 430 km da capital Salvador e 1.066 km de Brasília (Lençóis é uma boa parada para quem está viajando rumo a Salvador de carro). Além de Lençóis, outras cidades e vilas também atraem muitos turistas e merecem uma visita ou pernoite, especialmente Mucugê, Vale do Capão e Igatu.

 

2- Como chegar à Chapada Diamantina?

O único aeroporto que recebe voos comerciais regulares na Chapada Diamantina é o Aeroporto de Lençóis – LEC, distante 24 km do centro da cidade de Lençóis. São dois voos semanais com saída de Salvador, normalmente às quintas e domingos, operados pela Azul. Lençóis também recebe a maior parte dos ônibus que saem de Salvador rumo à Chapada Diamantina. São três ônibus diários, com viagens que tem 7h de duração. O trecho é operado pela Real Expresso/Rápido Federal. O ônibus é a maneira mais econômica de viajar para quem não está de carro. Os voos para a Chapada Diamantina costumam ter altos preços, especialmente às vésperas da viagem. Com antecedência é possível encontrar passagens por menos de R$ 300, sendo que na alta temporada os trechos chegam a custar R$ 1.500. Com milhas será mais fácil encontrar promoções, especialmente se a viagem não for de última hora. Vale dizer que, atualmente, os voos e ônibus até Lençóis estão cancelados devido à pandemia. A cidade tem previsão de reabertura para 1 de setembro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Viajar de carro para a Chapada Diamantina é uma excelente pedida para quem pretende economizar com os passeios, já que as agências têm preços bem salgados para os tours. Vale até ir para Salvador de avião e lá alugar um carro para viajar rumo à Chapada Diamantina. Em Lençóis não há oficialmente locadoras de carros, mas é possível alugar um veículo em Seabra e pedir a entrega em Lençóis. Vale dizer que o custo do aluguel na região será bem mais alto que o carro alugado em Salvador. Então, é preciso avaliar o que melhor se adequa ao seu desejo e orçamento.

A principal rodovia de acesso para a região da Chapada Diamantina, saindo de Salvador, é a BR 324 até Feira de Santana. Pegue o entroncamento com a BR 116 e, em seguida, a BA 052 até Ipirá. Ao chegar em Ipirá, pegue a saída para a BA 233 até Itaberaba. Na sequência, acesse a BR 242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA 144. Veja mais detalhes sobre como chegar a diferentes regiões da Chapada Diamantina.

 

3- O que fazer na Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina é um destino maravilhoso para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura. A região oferece atrações e atividades capazes de manter facilmente o viajante ocupado por um mês. Podemos garantir que o tédio passa longe dos turistas que embarcam pra lá. Na Chapada Diamantina você estará em meio a exuberantes cenários, cercados por belas cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas com formações raras e trilhas por paisagens grandiosas. E como se não bastasse as belezas naturais, o destino ainda encanta com lindas cidades históricas, gastronomia bem elaborada e um povo muito hospitaleiro. É daqueles lugares onde temos a certeza de voltar um dia e de onde sempre sentiremos saudade. Está precisando de alguns motivos a mais para conhecer a Chapada Diamantina? Então vamos lá! 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia reportagem completa direto do Melhores Destinos


COMPARTILHAR NO WHATSAPP