Conheça
Delta do Parnaíba: um destino com paisagens maravilhosas no Nordeste
Localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, o Delta do Parnaíba é um arquipélago com mais de 2,7 km ² de área

Publicado em 08/02/2021 19:50

Foto/Reprodução


Blog Club Candeias - Um dos destinos com algumas das paisagens mais belas do mundo está localizado no nordeste brasileiro: Delta do Parnaíba. Esse é o único Delta localizado nas Américas e também um dos únicos três do mundo. O Rio Parnaíba, que deságua no Oceano Atlântico, e todo um ecossistema bastante encantador e preservado, são alguns dos destaques desse santuário da natureza.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, o Delta do Parnaíba é um arquipélago com mais de 2,7 km ² de área. Com o formato da letra grega delta e cinco saídas para o mar, esse é um fenômeno que só ocorre em outros dois lugares do mundo: África (Rio Nilo) e Vietnã (Rio MeKong). A natureza é a principal atração por lá e não deixa a desejar em nenhum sentido.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dessa forma, quem visita o Delta do Parnaíba pode curtir passeios em belas praias, dunas, igarapés, lagoas com água cristalina, piscinas naturais, manguezais com árvores enormes, bem como toda a biodiversidade da região.

O que fazer no Delta do Paraíba?

Porto das Barcas

O Porto das Barcas é destino obrigatório de quem visita o Delta do Parnaíba. Com armazéns criados no século passado, esse ponto conta um pouco da história local. Pousadas, lojas de artesanato, restaurantes e bares são alguns dos pontos que podem ser visitados. Ruas estreitas e muitos prédios históricos também estão presentes e em harmonia com as belas paisagens naturais.

Revoada dos Guarás

Esse é um dos passeios mais buscados pelos turistas. A oportunidade é única, pois além de acompanhar o sobrevoo dos guarás também é possível apreciar o lindo cair da tarde da região que é marcado por um céu com tonalidade vermelha em harmonia com as lindas penas dos guarás. O passeio começa ainda cedo e vai desde o Porto de Tatus, passa por várias ilhas do Delta do Parnaíba e termina com o belo pôr do sol.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ilha do Caju

Essa ilha é considerada um paraíso natural por aqueles que curtem apreciar as belezas que a natureza proporciona. Uma prova disso é o fato da ilha ser composta por cinco diferentes ecossistemas que são alagados de água salgada, campos, matas, mangues e dunas. Com temperatura média de 27º C e um ambiente bastante tranquilo, esse é um lugar perfeito para uma tarde tranquila curtindo a natureza.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Praia do Atalaia

O Delta do Parnaíba também é bastante conhecido pelas belas praias. Uma das opções é a Praia do Atalaia, que mistura um pouco de infraestrutura urbana com as belezas naturais da região. Areia branquinha e fofa, várias opções de quiosques, mar tranquilo e água cristalina são alguns dos destaques dessa praia.

Passeio Tradicional

Essa é a opção de passeio mais popular entre os turistas. No passeio é possível conhecer mangues, rios, igarapés e praias da região. A duração total é de seis horas e conta com duas paradas. Uma delas é na Ilha dos Poldros para os turistas curtirem um banho de mar na ilha. A outra é feita no Morro Branco, que consiste numa duna bem no meio do rio e com mais de 30 metros de altura para que os visitantes mergulhem nas águas doces.

Quando ir ao Delta do Parnaíba

A melhor época para visitar o Delta do Parnaíba é, sem sombra de dúvidas, o período que vai de maio até o mês de agosto. Nessa época quase não há ocorrência de chuvas na região e isso acaba facilitando os passeios turísticos. Além disso, é nesse mesmo período que as lagoas estão mais cheias e cristalinas e o calor diminui devido às quedas na temperatura local.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP