Turismo
Conhece a cidade do fim do mundo? Ela existe e fica na Argentina
Com cerca de 60 000 habitantes, a cidade se encontra entre as montanhas nevadas dos Andes e o Canal Beagle, que faz a divisa natural entre a Argentina e o Chile

Publicado em 12/11/2020 10:15 - Atualizado em 12/11/2020 10:15

Foto/Reprodução


Do site Viagens e Caminhos - Ushuaia é conhecida como a cidade do fim do mundo, por ser a cidade mais austral do planeta (mais ao sul), e a mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1000 km da Antártica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Com cerca de 60 000 habitantes, a cidade se encontra entre as montanhas nevadas dos Andes e o Canal Beagle, que faz a divisa natural entre a Argentina e o Chile.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por sua localização peculiar, no extremo sul da América, Ushuaia é destino de muitos viajantes e aventureiros que querem cruzar o continente americano ou a rodovia Panamericana que tem mais de 17.000 km, inicia no Alasca e termina em Ushuaia.

Ushuaia vista do Canal de Beagle

Vista da cidade de Ushuaia, a partir do Canal de Beagle(Fotos/Viagens e Caminhos)

A cidade do fim do mundo oferece atrações variadas que vão de museus a estações de esqui, mas o forte deste destino são os passeios ligados à natureza, e suas paisagens de tirar o fôlego.

O Parque Nacional Tierra Del Fuego é o lugar ideal para caminhadas com paisagens exuberantes de florestas e lagos cristalinos; O Cerro castor é o point do esqui, no inverno; Do Canal de Beagle se tem um vista fantástica da cidade e da cordilheira nevada, além de se observar lobos marinhos e aves da região; e nos museus da cidade se obtém um pouco da história local.

Para conhecer o básico e fazer os principais passeios, 2 dias são suficientes, mas se quiser conhecer mais a fundo e praticar algumas atividades de inverno, é necessário 4 dias ou mais.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quando ir à Ushuaia

Quem quer viajar para Ushuaia deverá levar em conta que as atrações turísticas e atividades são diferentes no inverno e no verão.

A cidade é muita fria com temperatura média anual de 6ºC; sendo que no inverno a média fica em torno 2ºC e no verão, em torno dos 10ºC. No inverno, nos dias mais gelados a temperatura pode atingir extremos de -20ºC, além disso, os ventos são frequentes aumentando a sensação de frio.

O clima da região muda a todo instante, podendo alternar entre chuva e sol rapidamente. O ideal é levar roupas de frio, de preferência impermeáveis e que ataquem o vento. Dentro de qualquer estabelecimento da cidade, não se preocupe, pois há calefação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ushuaia no verão

Ao contrário do que se imagina, o verão é a alta temporada em Ushuaia, quando o clima está mais agradável para as atividades ao ar livre.
Nos dias mais longos do ano, o sol se põe por volta das 23:00 horas, com isso há bastante tempo para os passeios.

Também no verão, há muito movimento de cruzeiros que vem principalmente da Europa com destino à Antártica, é a época que os pinguins podem ser vistos nas ilhas de Ushuaia, e é a melhor época para fazer caminhadas, principalmente no Parque Nacional Terra do Fogo.

Ushuaia no inverno

Esta é a melhor época para sentir o frio na pele, ver muita neve, lagos congelados, e praticar atividades de inverno, como o esqui, snowboard, moto de neve, trenó puxado por cães ou caminhar na neve.
As estações de esqui de Ushuaia são de excelente qualidade e tem a temporada de neve mais longa da América do Sul devido à sua localização.

Ushuaia no no outono e primavera

Estes meses são para quem quer um meio termo, sentir um pouco do frio, ver neve e também fazer passeios e caminhadas, como o Glaciar Martial, próximo à cidade onde se pode fazer uma caminhada e encontrar neve nestas estações.

Como chegar em Ushuaia

A melhor forma de chegar é de avião. Saindo do Brasil não há nenhum voo direto para lá, por isso uma conexão em Buenos Aires é obrigatória.

Lá você encontra voos diretos ao Aeroporto Internacional de Ushuaia, que fica a aproximadamente 7 km de distância do centro. O voo dura cerca de 3 horas e 30 minutos e é realizado pela Latam e Aerolíneas Argentinas.

Aos viajantes mais aventureiros, é possível chegar até lá por terra, de carro, moto ou ônibus. O acesso é pela Rota n° 3, que inicia em Buenos Aires e fica a aproximadamente 3200 km.

Alugar um carro em Ushuaia pode ser uma boa opção para conhecer os lugares mais afastados sem precisar de táxi ou tour.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP