Viagens
Conheça Alter do Chão, um Paraíso no Norte do Brasil
O aeroporto mais próximo é o Santarém, há pouco mais de 30 km. De lá até a vila de Alter do Chão, você pode pegar um táxi, um barco, alugar um carro ou utilizar a linha de ônibus da cidade

Publicado em 13/11/2020 17:40 - Atualizado em 13/11/2020 17:40

Foto/Reprodução


blog.solo.ind.br - Escolhida pelo jornal inglês The Guardian como “a melhor praia do Brasil”, Alter do Chão é o lugar perfeito para quem quer relaxar, mas também gosta de turismo ecológico. A vila de Alter do Chão, o Caribe brasileiro, de acordo com o The Guardian, pertence ao município de Santarém, no Pará. Lá você vai encontrar praias paradisíacas, trilhas em plena Floresta Amazônica, gastronomia regional muito saborosa e natureza intocada pelo homem. Conheça um pouco mais sobre o Caribe da Amazônia no nosso post!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quando ir a Alter do Chão

Na região amazônica as estações são um pouco diferentes do resto do país. O verão é entre agosto e dezembro e é tempo de estiagem, quando o volume dos rios diminui. Já o inverno é o tempo chuvoso. Para visitar Alter do Chão, a melhor época é entre agosto e novembro, quando a águas dos rios diminuem e aparecem as praias.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Algumas praias da região, chamadas de ilhas, na verdade são bancos de areia que se tornam visíveis durante esse período com menos chuvas.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o Santarém, há pouco mais de 30 km. De lá até a vila de Alter do Chão, você pode pegar um táxi, um barco, alugar um carro ou utilizar a linha de ônibus da cidade. O acesso é pela rodovia PA-457. Uma dica para a viagem de avião: escolha um assento na janela, a paisagem deste Caribe da Amazônia é ainda mais linda vista do alto!

Praias de água doce

Alter do Chão está às margens do rio Tapajós e possui belíssimas praias de água doce. É durante o verão amazônico que surgem algumas das melhores atrações da região, como a Ilha do Amor. Trata-se de uma extensa faixa de areia separada do continente pelo rio. Para chegar lá, só de barco. É a praia mais conhecida e procurada de Alter do Chão e costuma ficar cheia nos finais de semana.

Entre os fenômenos naturais de Alter do Chão, está o encontro entre os rios Amazonas e Tapajós. Reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural do Pará, o encontro das águas é um verdadeiro espetáculo. A água marrom do Amazonas e a água cristalina do Tapajós se juntam, mas não se misturam, formando uma paisagem natural impressionante.

Já na praia de Ponta do Cururu o fenômeno mais interessante é o aparecimento de botos, animal de água doce famoso pelas lendas da região. O mais comum é que os botos apareçam no fim da parte, que também é o horário mais bonito, devido ao maravilhoso pôr-do-sol no rio Tapajós. A Ponta do Cururu só existe durante o verão amazônico e é acessível apenas de barco.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Floresta Nacional dos Tapajós

Você já imaginou fazer uma trilha na Floresta Amazônica? Em Alter do Chão isso é possível. A Floresta Nacional dos Tapajós é uma das unidades de conservação mais preservadas da Amazônia. As agências de turismo da região oferecem trilhas de duração média e alta e algumas oferecem também percursos com pernoite na floresta. As trilhas não são difíceis, pois o trajeto é plano, porém, o calor é muito forte e não é indicado que crianças e idosos participem da atividade. É indicado que sejam usados sapatos ou tênis apropriados para este tipo de prática e calças compridas, além de boné ou chapéu.

A Floresta Nacional dos Tapajós é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade, que pode orientar o visitante sobre todos os aspectos dessa aventura, além de credenciar guias.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Trilha na Serra da Piraoca

Com seu início bem próximo a Ilha do Amor, a trilha na Serra da Piraoca é considerada de alta dificuldade. A princípio, a caminhada é tranqüila, mas em pouco tempo a trilha se torna íngreme e a vegetação vai ficando mais densa. A trilha na mata fechada termina no local aonde exploradores portugueses, acompanhados por indígenas, cravaram uma cruz de cinco metros de altura para abençoar a região. A subida demora cerca de uma hora e é indicado que sejam contratados guias. No topo, a 110 metros de altitude, paisagem compensa o esforço da subida e o viajante se dá conta da imensidão da Amazônia!

Aproveite este paraíso natural intocado! Planeje sua viagem para Alter do Chão e compartilhe conosco a sua experiência!


COMPARTILHAR NO WHATSAPP