Confira
10 super destinos para as suas férias de final de ano no Brasil
Em razão do atual cenário, explorar os destinos brasileiros se tornou uma tendência para os próximos meses. As pessoas que já retomaram suas viagens estão preferindo destinos nacionais

Publicado em 25/11/2021 07:13

Foto/Reprodução


Do Blog Mala de Viagem - Chegou a hora de planejar a viagem de final de ano e para te inspirar nessa escolha, elaboramos uma lista com 10 destinos para as suas férias de final de ano no Brasil. Com a pandemia e a restrição de entrada de estrangeiros em alguns países, as viagens internacionais permanecem incertas e fica difícil prever qual será perspectiva para o final do ano.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mas isso não quer dizer que não seja possível nos programarmos para fazer uma viagem no final do ano no Brasil e ainda aproveitar as férias, que esse ano, particularmente, estão sendo tão esperadas.

Claro que essa é uma decisão pessoal e depende muito das condições de saúde cada um, afinal de contas, já estamos vendo o turismo ser retomado, mas a pandemia ainda não foi embora.

Como sempre, meu objetivo não é fazer juízo de valor, tampouco julgar a sua decisão, mas sim informar sobre destinos nacionais que já voltaram a receber turistas, mostrando que viajar (sobretudo dentro do Brasil) já é fisicamente possível, embora cada um decidirá em que momento deseja retomar as viagens, dentro das suas particularidades.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em razão do atual cenário, explorar os destinos brasileiros se tornou uma tendência para os próximos meses. As pessoas que já retomaram suas viagens estão preferindo destinos nacionais.

Para te ajudar nessa tarefa de escolher onde passar as suas férias, elaboramos uma lista com os 10 melhores destinos brasileiros para viajar no final do ano.

Vamos à lista:

Férias na Região Norte

1. Amazônia

Começando nossa lista pelo norte do Brasil, e a Floresta Amazônica é a primeira indicação de destino para as férias de final de ano.

turismo ecológico na Floresta Tropical é ideal para quem busca isolamento e conexão com a natureza. Os hotéis no meio da selva possibilitam essa imersão.

Além disso, é um destino eclético que pode ser incluído na programação das famílias, principalmente porque as crianças costumam aproveitar muito a interação com a natureza, bem como para viagens de casais ou mesmo entre amigos.

Considerando a experiência “Amazônia”, alguns passeios são muito marcantes, como é o caso do tour para ver o “encontro das águas” do Rio Negro e Rio Solimões, as trilhas pela Floresta, vistas às comunidades indígenas, passeio de canoabanho de rio e tudo que envolve esse contado direto com a natureza.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O período entre dezembro a abril é considerado época das chuvas, mas elas só se intensificam em meados de fevereiro, então em dezembro ainda dá para aproveitar muita coisa na floresta, sem medo da chuva atrapalhar toda a sua programação.

Na verdade a Amazônia pode ser visitada durante o ano todo, e é um destino que se transforma durante o ano, considerando se tratar de época de chuva ou de seca.

Confira aqui no blog MV o post sobre a Floresta Amazônica.

destinos nacionais pós pandemia
Amazônia – AM

2. Jalapão – TO

Ainda no norte do Brasil, outro lugar que não poderia faltar entre os destinos para as suas férias de final do ano no Brasil é o Jalapão.

Nos últimos anos, o Jalapão ganhou mais evidência entre as opções turísticas no Brasil, mas ainda assim não é um destino tão difundido entre os brasileiros (como no caso das praias do nosso litoral, por exemplo), sendo um ponto favorável para quem busca fugir das grandes aglomerações.

Antes mesmo da pandemia, os turistas já buscavam o Jalapão como um destino perfeito para o descanso e fuga dos grandes centros urbanos.

O Jalapão também é uma opção de ecoturismo no Brasil. No cerrado de Tocantins, você irá se deparar com belas paisagens formadas por dunas, cachoeiras e fervedouros. Não é à toa que o Jalapão é chamado de “deserto das águas”.

As hospedagens no Jalapão são simples e rústicas. O objetivo é mesmo curtir as belezas do destino, mas pousadas de charme ainda não é tendência no local.

Confira aqui no MV o post com todas as dicas sobre o Jalapão clicando aqui.

Jalapão

Férias na Região Nordeste

3. São Miguel do Gostoso – RN

No nordeste do Brasil também não faltam opções interessantes de destinos para as férias de final de ano. A primeira delas é São Miguel do Gostoso, lá no Marco Zero da BR 101 (no estado do Rio Grande do Norte).

O vilarejo de pescadores de São Miguel do Gostoso é um destino litorâneo com astral leve e descontraído.

O local não costuma ficar muito cheio durante o dia, pois não há passeios bate-volta a partir da cidade de Natal. Quando anoitece, os bares e restaurantes descolados movimentam a pequena vila.

As praias são formadas por extensas faixas de areia, bastante isoladas, perfeitas para quem curte relaxar à beira-mar. Eis um cenário de simplicidade e sossego.

São Miguel do Gostoso – RN

4. Barra Grande – BA

Na Península do Maraú, está localizada Barra Grande (estado da Bahia), um lugar que não poderia faltar na lista dos melhores destinos para as férias de final de ano.

Barra Grande também é um destino para descansar e se conectar com a natureza. A vila ainda tem ruas de chão batido, dando-lhe um aspecto interiorano que faz parte do charme do lugar.

Mesmo pacata, a vilarejo conta com ótimos restaurantes e excelentes pousadas.

Embora o acesso ao local não seja tão simples, pois exige atravessar alguns quilômetros de estrada de terra, bem como um percurso de barco ou lancha, todo o esforço para chegar lá valerá a pena quando você se deparar com o espetáculo que é esse lugar.

Ainda, em virtude da dificuldade de acesso, Barra Grande geralmente não fica lotada de turistas, até mesmo na alta temporada (ponto positivo para evitar aglomerações).

Extensas faixas de areia rodeadas por coqueiros, foram a paisagem local. Águas cristalinas, piscinas naturais, recifes, por do sol de tirar o fôlego, pousadas cheias de charme, são outras maravilhas que te esperam por lá.

Assim como a maioria das praias do nordeste, o final do ano é época propícia para viagem, pois há pouca chance de chuvas e os dias são ensolarados e quentes.

Barra Grande – BA

5. Porto de Galinhas – PE

Mais um paraíso do litoral nordestino que está na nossa lista de destinos para as férias de final de ano.

Famosa por suas piscinas naturais, formadas por corais, com águas transparentes e mornas, aqui está Porto de Galinhas, no estado de Pernambuco.

Além disso, espere por areia branca, praias rodeadas por coqueiros, além dos seus mangues e estuários. A paisagem é digna de ser classificada como um paraíso natural.

Um ponto interessante para quem opta por viajar para Porto de Galinhas nas férias, é poder escolher entre ficar apenas na Vila, conhecendo as praias de Muro Alto, Pontal do Cupe e Maracaípe, ou então estender sua viagem e aproveitar para conhecer praias da redondeza, principalmente Carneiros e Ilha de Santo Aleixo.

Confira no MV o post com todas as nossas dicas sobre Porto de Galinhas acessando aqui.

destinos lua de mel
Porto de Galinhas – PE

Férias na Região Centro-Oeste

6. Chapada dos Veadeiros – GO

Na região centro-oeste do país, para quem é fã de cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros é uma ótima alternativa de viagem de férias de final de ano, visto que lá estão concentradas boa parte das mais bonitas cachoeiras do Brasil.

contato com a natureza é o atrativo principal da Chapada, localizada no Cerrado brasileiro, sendo mais um destino de ecoturismo da nossa lista.

Existem cerca de 300 cachoeiras por lá, portanto, não faltarão opções para você se divertir na Chapada. Assistir belíssimos pores do sol nos mirantes também é um espetáculo imperdível da Chapada.

Outra vantagem de se visitar a Chapada é a fácil acessibilidade do local, uma vez que está localizada a aproximadamente 250 km de Brasília.

Se preferir, é possível ir de avião até Brasília e lá alugar um carro para dirigir até a Chapada. O fato de estar de carro facilitará também os passeios pelas cachoeiras e mirantes da Chapada, pois alguns ficam mais afastados da rodovia principal.

destinos para viajar em junho
Chapada dos Veadeiros – GO

Férias na Região Sudeste

7. Monte Verde – MG

Se você procura por temperaturas amenas nas férias de final de ano, nossa sugestão é Monte Verde em Minas Gerais.

A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Em virtude de ser uma região serrana, as temperaturas não sobem tanto no verão, sendo possível aproveitar um friozinho até mesmo nos meses de alto verão no fim de ano.

O destino é famoso por conta das suas pousadas com ar aconchegante e pelos seus restaurantes que ficam na avenida principal chamada Monte Verde, especialistas em servir fondue e vinhos – combinação perfeita para o clima friozinho da região.

8. Região dos Lagos – RJ

Antes de mais nada, é importante registrar que se a sua escolha foi por Arraial do Cabo, Búzios ou Cabo Frio, é importante pesquisar bem quais são as condições do destino nessa situação de pandemia.

A Região dos Lagos é uma boa opção para quem mora no RJ, mas nunca foi um destino “tranquilo”, muito pelo contrário: é um destino muito procurado, sobretudo durante a alta temporada.

Portanto, analise a possibilidade de passar suas férias de final de ano em Cabo Frio, Búzios e/ou Arraial do Cabomas com ressalvas! Se para as próximas férias ainda não for a melhor opção, deixa ela aí na sua listinha para quando a situação estiver mais estável!

Repleta de águas cristalinas, a região, em especial, Arraial do Cabo, foi apelidada de “Caribe Brasileiro“.

Confira aqui no MV o post com todas as dicas sobre a Região dos Lagos, inclusive com opções de hospedagem em cada lugar.

lista destinos férias brasil
Região dos Lagos – RJ

Férias na Região Sul

9. Foz do Iguaçu – PR

As Cataratas do Iguaçu são uma das 7 maravilhas da natureza do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e não poderiam deixar de constar na nossa lista dos melhores destinos para viagem de férias de fim de ano.

Sem dúvidas, o final do ano, é uma das épocas mais bonita para visitar Foz do Iguaçu, porque nesse período a vazão das águas é maior, o que deixa a vista das quedas das cataratas ainda mais impressionante.

O turismo em Foz, além da visita às Cataratas, oferece muitas opções de passeios, sendo os principais: visita à Usina de Itaipu, Marco das três fronteiras e o Parque das Aves.

lista destinos férias brasil
Foz do Iguaçu – PR

10. Praia do Rosa – SC

No litoral sul do país também existem muitas inspirações para sua viagem de férias de final de ano.

Praia do Rosa é um verdadeiro paraíso localizado a apenas 90 km da capital Florianópolis no município de Imbituba, por isso, para chegar até o destino não há muitas dificuldades.

Dependendo de onde você estiver, pode ir direto de carro ou então ir de avião até a capital e alugar um carro para percorrer de Florianópolis até Praia do Rosa (também existem linhas de ônibus nesse trecho).

O interessante de ir de carro é que você poderá aproveitar a viagem para conhecer outras belas praias do litoral catarinense que são próximas à Praia do Rosa, como por exemplo, Bombinhas e Balneário Camboriú, até mesmo explorar a própria capital Florianópolis.

A mata nativa que circunda a praia, a areia branquinha, o mar azul, são alguns dos elementos que fazem parte da natureza exuberante do lugar.

Praia do Rosa – SC


COMPARTILHAR NO WHATSAPP