
Foto/Reproducao
A cantora de forró Faby Bezerra m0rreu na última quinta-feira (19) em Fortaleza após meses de tratamento contra um câncer de colo de útero.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Natural de Limoeiro do Norte, município na região do Vale do Jaguaribe, Faby Bezerra tinha 36 anos e morava com o companheiro e os filhos mais novos em Fortaleza. Ela é mãe de quatro filhos, os mais novos com 8 e 2 anos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Católica, Faby começou a cantar aos 15 anos na igreja, mas nos anos seguintes começou a atuar profissionalmente como música.
Ela participou de diversas bandas, como os grupos Raízes do Forró, Forró Forrado e Forró na Veia. A última que ela integrou foi o Forró Bota Pra Cima.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Descoberta do câncer
Ao g1, o companheiro de Faby, João Paulo, contou que a cantora descobriu o câncer no colo do útero em 2023, poucos dias após dar à luz o filho mais novo. Ela passou por tratamento com radioterapia e quimioterapia, e na primeira fase do tratamento, ela continuou a se apresentar em shows.
A doencça deu sinais de regressão, no entanto, cerca de 8 meses depois, ela teve uma recidiva do câncer e precisou se submeter a um novo tratamento, durante o qual perdeu peso, teve queda de cabelo e precisou se afastar dos palcos.
Quais os sintomas do câncer de colo de útero?
Como dissemos no inicio deste artigo, o câncer do colo do útero pode se desenvolver sem sintomas até que atinja um estágio avançado. Daí a importância de uma rotina preventiva, com consultas e exames regulares, como falaremos mais a frente. No entanto, há alguns sintomas que são indicativos da doença e merecem atenção quando ocorrem. São eles:
- sangrgamento vagginal irregular – costuma ocorrer após a relação sexxual, mas pode acontecer, espontaneamente, entre as mensttruações.
- corrimento vagginal fétido – geralmente, de coloração marrom;
- dor pélvica contínua e dor durante a relação sexxual.
Quando a doença já está amplamente disseminada, pode causar:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- Impedimento funcional ou estrutural do fluxo urinário normal (obstrução das vias urinárias);
- dor lombar;
- edema nas pernas – decorrente de obstrução venosa ou linfática;
- fadiga excessiva;
- perda de peso sem motivo aparente.