Mudanças
Sedes, formato e vagas: o que muda para a próxima Copa? Confira
Presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou no Catar que o formato da Copa do Mundo de 2026 ainda está em análise

Publicado em 19/12/2022 11:22

Foto/Reprodução


Do Terra - A próxima Copa do Mundo, em 2026, terá muitas diferenças em comparação ao torneio disputado no Catar este ano. A mudança mais significativa será o aumento de 32 para 48 seleções na competição, mas ainda não está definido como será o sistema de disputa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou no Catar que o formato da Copa do Mundo de 2026 ainda está em análise. A ideia em um primeiro momento era ter 16 grupos com três seleções cada, mas pode haver a mudança de 12 grupos com quatro times. Isso pode ter sido influenciado pela emoção da Copa no Catar, segundo o dirigente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Quando anunciamos a Copa do Mundo com 48 times, decidimos que seria com 16 grupos de três. Mas preciso dizer aqui que vamos rediscutir isso. Eu preciso dizer que depois desta Copa do Mundo, e do sucesso dos grupos de quatro... Os grupos foram incríveis, com emoção até o último minuto. Precisamos rediscutir o formato. Pode ser 12 grupos de quatro. Vai estar na agenda dos próximos encontros", disse Infantino. 

Caso o formato fique em 12 grupos de quatro times, o número do jogos aumenta para 104 – 40 partidas a mais do que as atuais 64. Com 16 grupos de três seria 80 jogos, já divididos entre os três países-sede da Copa de 2026: 60 jogos nos EUA, 10 no México e 10 no Canadá.

Pela primeira vez serão 3 países-sedes

A Copa do Mundo já teve dois países-sedes em sua história, como em 2002, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato. Em 2026, pela primeira vez terá três locais: Estados Unidos, México e Canadá. 

Eliminatórias muda o formato?

As Eliminatórias Sul-Americanas continuará com o mesmo formato: as 10 seleções se entram em turno e returno (em casa e fora contra todos os adversários), em sistema de pontos corridos. A América do Sul tem seis vagas diretas e uma na respecagem, ou seja, os seis com mais pontos vão para o Mundial e o sétimo ganha o direito de disputar outro posto. 

Ao todo, as vagas serão distribuidas da seguinte maneira: 16 vagas diretas para a Europa, nove para a África, oito para a Ásia, seis para as Américas do Norte e Central, seis para a América do Sul e uma para a Oceania. A confederação do país que sediar a Copa perderá uma vaga.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP