Atenção
Seis sintomas precoces de artrite reumatoide que você deve dar atenção
A doença geralmente afeta as mãos, pulsos e pés, mas em casos mais graves, pode até mesmo danificar a pele dos órgãos, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos

Publicado em 25/10/2021 20:18

Foto/Reprodução


Do Noticias ao Minuto - A artrite reumatoide é uma condição auto-imune que ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa ataca tecidos corporais saudáveis - provocando, por sua vez inflamação e dor nas articulações, explica um artigo publicado no jornal Times of India.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A doença geralmente afeta as mãos, pulsos e pés, mas em casos mais graves, pode até mesmo danificar a pele dos órgãos, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos. Embora a condição não possa ser revertida, o diagnóstico precoce pode ajudar a minimizar o risco de complicações no futuro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Eis, seis sinais precoces de artrite reumatoide a ter em atenção:

1. Sensação extrema de fadiga

A fadiga é um sintoma comum desta condição. Mesmo antes da manifestação dos sinais óbvios da condição como dor nas articulações e inflamação, quem sofre de artrite reumatoide pode sentir-se extremamente cansado e deprimido. 

2. Perda de peso inexplicável

Dor nas articulações e a perda de peso parecem não estar relacionadas, razão pela qual este sintoma passa frequentemente despercebido. Perda de peso inexplicável, juntamente com fadiga prolongada é considerado um sintoma precoce da artrite. É um efeito indireto da inflamação causada devido ao ataque aos tecidos. 

3. Rigidez nas articulações

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Depois de uma ou duas semanas, pode notar rigidez nas articulações, especialmente de manhã. Os episódios de rigidez articular também podem ocorrer a qualquer momento do dia após um período de inatividade. 

4. Sensação de dormência e formigueiro

Inflamação dos tecidos também pode colocar pressão excessiva sobre os nervos. Pode ao longo do tempo levar a dormência e formigueiro nas mãos e pés.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

5. Dificuldade em mover os membros

A rigidez e sensibilidade nas articulações podem dificultar os movimentos. Na fase inicial da artrite reumatoide, a pessoa pode ter dificuldade em mover o pulso para a frente e para trás e realizar exercício. Com o tempo, a doença progride e começa a danificar os ligamentos e tendões.

6. Vermelhidão das articulações

A artrite reumatoide também pode deixar as articulações com uma aparência avermelhada. É realmente a inflamação dos tecidos que lhes dá uma aparência vermelha. Adicionalmente, a descoloração da pele ao redor das articulações nas mãos e pés também é comum.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP