Impressionante
Médicos retiram cisto de 5 kg do ovário de idosa durante cirurgia de emergência no Nordeste
A direção da unidade de saúde relatou que, antes da cirurgia, a idosa passou 10 dias internada para a realização de exames.

Publicado em 10/05/2022 20:50 - Atualizado em 10/05/2022 20:50

Foto/Reprodução


Uma idosa de 66 anos teve alta, nesta segunda-feira (9), após ter um cisto de 5 kg removido em cirurgia de urgência no fim de semana em Bom Jesus, no Sul do Piauí. A paciente foi encaminhada para ao Hospital Regional Manoel de Sousa Santos para investigar a origem de dores abdominais e alterações intestinais que já duravam 30 dias.

A direção da unidade de saúde relatou que, antes da cirurgia, a idosa passou 10 dias internada para a realização de exames.

Segundo o enfermeiro coordenador do centro cirúrgico, Fábio Santos, não havia alterações visíveis no físico da paciente, mas o cisto foi percebido nos exames físico e de imagem.

Apesar do tamanho do cisto, ele relata que a operação correu de forma tranquila, sem intercorrências. Foi realizada uma laparotomia exploradora com anestesia geral, com retirada de massa cística em região anexial esquerda, pesando cinco quilos.

“A operação foi um sucesso, muito tranquila. A paciente recebeu alta hoje, dois dias após a cirurgia”, comemorou.

Cisto benigno

O Hospital informou que o cisto de aspecto benigno foi enviado para realização do exame de histopatológico (biopsia).

O exame detectou que ele possuía conteúdo líquido de origem ovariana, localizado no ovário esquerdo, mas ocupava toda cavidade abdominal, causando compreensão no trato intestinal e tórax.

Do G1


COMPARTILHAR NO WHATSAPP