Lamentável
Com suspeita de int0xicação, médicas são internadas em UTI após consumir peixe em restaurante de luxo no RN

Publicado em 08/05/2025 11:02

Foto/Reproducao


Do Portal da Tropical - Cinco médicos tiveram uma forte reação após jantarem em um restaurante de alto padrão em Natal, na noite da última terça-feira (6). Eles consumiram peixe dourado e, horas depois, apresentaram sintomas intensos de int0xicação alimentar. Dois deles estão internados na UTI, em estado estável.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A suspeita é de int0xicação por Ciguatera, uma toxina natural encontrada em peixes de recife como dourado, garoupa e badejo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A substância é produzida por microalgas marinhas e se acumula na cadeia alimentar. O problema não está no preparo do peixe, mas na toxina, que não tem cheiro, gosto ou cor — e não é desttruída pelo cozimento ou congelamento.

Equipes da Anvisa e da Vigilância Sanitária já estiveram no restaurante, coletaram amostras do alimento e acompanham o caso.

A situação acendeu um alerta nas autoridades de saúde pela gravvidade dos sintomas, que surgiram poucas horas após a refeição.

Nos últimos anos, casos semelhantes foram registrados em Fernando de Noronha e, mais recentemente, o Rio Grande do Norte entrou em zona de risco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Os sintomas da Ciguatera incluem náus€eas, vômmitos, d0res abdominais, di4rreia, formigamentos, sensação térmica invertida (frio como se fosse calor), cãibras, visão turva e, em alguns casos, problemas neurológicos de longa duração.

A recomendação é que a população evite consumir partes como fígaddo, ovas e cabeça de peixes predadores marinhos e redobre a atenção quanto à procedência dos alimentos. Os cinco médicos seguem sendo acompanhados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP