Brasil
VÍDEO: De folga, PM salva vida de homem engasgado em restaurante
Vítima teve garganta desobstruída por meio da manobra de Heimlich

Publicado em 28/03/2024 13:38

Foto/Reprodução


Via Pleno News - Um policial militar à paisana salvou um homem engasgado com um pedaço de carne em um restaurante de Araraquara, em São Paulo. O caso aconteceu neste domingo (14) e foi registrado pelas câmeras de segurança do local.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na ocasião, o homem almoçava com outras três pessoas quando o alimento obstruiu sua garganta. Um de seus colegas chegou a tentar salvá-lo aplicando a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de asfixia. Contudo, as tentativas não foram bem-sucedidas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O cabo da PM, que estava de folga comendo em companhia de familiares, viu que o rapaz precisava de ajuda e decidiu intervir. Ele aplicou a mesma técnica e, após 19 movimentos desobstruiu as vias aéreas da vítima.

Em entrevista ao portal G1, o PM, identificado como Lucas de Carvalho, comentou a situação.

– Eu tinha acabado de chegar ao restaurante. Quando o garçom levou a gente até a mesa, eu escutei uma pessoa gritando: “Ajuda, ele, ajuda ele”. Aí eu olhei para o lado e vi a situação, um rapaz tentando desengasgar o senhor. (…) Ele não conseguia emitir som, nada. Tanto que quando ele pediu ajuda para a pessoa que estava com ele na mesa, ele pediu fazendo sinais. Eu só consegui perceber que ele havia desengasgado quando ele soltou um gemido – relatou.

– Por ele ser uma pessoa de estatura grande, eu tive um pouco de dificuldade. Foram 19 tentativas de desengasgamento. Ele estava contraindo bastante a musculatura do abdômen, eu pedia a todo momento para ele relaxar, aí no momento que ele começou a ficar um pouco mais fraco, e eu não sei se ele estava próximo de desmaiar pelo tempo sem respirar, eu consegui fazer a manobra correta e desobstruir as vias aéreas. Acabou dando certo – completou.

O 13° Batalhão de Polícia Militar do Interior enalteceu o cabo pela sua proatividade, por meio de comunicado nas redes sociais.

– É com alegria que o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, informa que um Policial Militar pertencente ao seu efetivo, de folga, salvou a vida de um civil que estava engasgado no interior de um restaurante no município de Araraquara. (…) O 13º BPM/I parabeniza a proatividade do militar e reafirma o compromisso da Unidade com o bem-estar social e a defesa da vida – disse a corporação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A manobra de Heimlich consiste em abraçar a vítima prendendo as duas mãos acima do seu umbigo e comprimindo seu abdômen em movimentos para dentro e para cima. Uma das mãos deve estar com o punho fechado, e a outra deve cobri-lo. Além disso, a vítima precisa estar com o tronco levemente inclinado para a frente.

Veja o vídeo:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP