Brasil
Mistério: Raias e tubarões aparecem mortos em mata no litoral de SP
Moradores de uma aldeia próxima encontraram os animais devido ao forte cheiro e chamaram as autoridades

Publicado em 25/12/2021 12:06

Foto/Reprodução


A cidade de  Peruíbe, no litoral de São Paulo, vive um mistério desde a última quinta-feira (23). Isso porque moradores da aldeia indígena Tapirema encontraram, em uma área de mata, dezenas de raias e filhotes de tubarão martelos mortos e jogados pela região.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Awa Tenondegua, cacique da aldeia, explicou que os índios foram surpreendidos pela manhã com um "cheiro forte" e que, após enviar um guerreiro para inspecionar as proximidade, encontrou os animais assassinados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O poder público foi acionado e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Peruíbe foi contatada - segundo o portal G1 - as 11h30 da manhã.

Eduardo Ribas, secretário da pasta, informou que foram encontradas 55 raias e três filhotes de tubarão martelo.

Os motivos da ação não foram identificados, mas Ribas supõe que a hipótese de que os animais encalharam no local de maneira natural é "improvável", pois trata-se de uma área de vegetação - com certa distância da orla.

Rodrigo Valle, coordenador geral do Instituto Biopesca - responsável por realizar o resgate dos animais e a investigação do caso - acredita na possibilidade dos animais terem sido capturados por redes de pesca.

A prática geralmente busca capturar camarões e a prática é autorizada se executada de maneira artesanal.

 

O instituto informou em nota que a espécie das raias é a Rhinoptera bonasus - popularmente conhecida como raia ticonha. Algumas tiveram seu ferrão cortado, o que indica que os animais ainda podem ser comercializados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As marcas nos animais indicam que os cortes foram feitos por algum tipo de lâmina.

Após as investigações, um possível indiciamento será realizado pela Polícia Ambiental.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP