Saiba
Sexta-feira Santa é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Publicado em 19/03/2024 17:13

Foto/Reprodução


Da Exame - A Páscoa está chegando e junto com a celebração há uma dúvida que sempre surge entre muitos brasileiros: a Sexta-feira Santa é feriado?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Semana Santa começa com a celebração do Domingo de Ramos, em 24 de março. Entre os dias marcantes desta semana está a Sexta-Feira da Paixão, considerada pelos católicos como o dia da crucificação de Jesus Cristo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A ocasião tem um papel fundamental para os cristãos, sendo considerada uma das datas mais sagradas. A Sexta-Feira Santa é marcada pela reconstituição litúrgica da Via Crucis, que retrata o caminho doloroso de Jesus até a crucificação.

As igrejas realizam celebrações solenes, onde são recordados os momentos cruciais da paixão e morte de Cristo. Muitos fiéis participam da Via Sacra, percorrendo estações que representam diferentes momentos da jornada de Jesus.

A data é o único dia do ano em que, no mundo todo, não são celebradas missas.

É feriado ou ponto facultativo?

No calendário oficial do Brasil, a Sexta-Feira da Paixão é classificada como feriado nacional, e em 2024 será celebrada em 29 de março.

Durante a Semana Santa, a Sexta-Feira da Paixão é o único dia reconhecido como feriado, embora em alguns Estados e municípios do país a quinta-feira seja considerada como ponto facultativo.

Por causa de sua relação com o Sol, as celebrações cristãs da Semana Santa não ocorrem em uma data fixa. Isso se deve ao equinócio, momento em que o Sol incide diretamente sobre a linha do Equador, resultando em um período de 12 horas de duração tanto para o dia quanto para a noite. Esse fenômeno também marca o início de duas estações: outono e primavera.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja a lista dos próximos feriados de 2024

 
  • 7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (quinta-feira): Dia de Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal


COMPARTILHAR NO WHATSAPP