Brasil
Mulher é internada para cirurgia na clavícula e tem útero retirado em hospital
. A Polícia Civil investiga o caso e afirma que testemunhas devem ser ouvidas

Publicado em 03/02/2024 12:05

Foto/Reprodução


Do G1 - Rosangela Pureza Cavalcante entrou no Hospital Regional Público do Marajó, no Pará, para fazer uma cirurgia na clavícula após ter sofrido um acidente de moto. Porém, ao acordar, a paraense de 42 anos descobriu que a equipe médica havia retirado o útero dela.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Na sala de cirurgia eu estava identificada com uma pulseira com meu nome. Eu pensei que era no braço (região próxima da clavícula) que eles iriam fazer a operação. Não perguntaram meu nome, nadinha. Só falaram que iria fazer a anestesia”, disse a mulher. 

O erro operatório ocorreu no dia 24 de janeiro. Dois dias depois, a família registrou ocorrência na delegacia de Breves, na Ilha do Marajó. A Polícia Civil investiga o caso e afirma que testemunhas devem ser ouvidas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) disse que os profissionais envolvidos no episódio foram afastados preliminarmente e que apura o caso junto à Organização Social de Saúde que administra a unidade.

No mesmo dia, a equipe da UPA encaminhou a paciente para o Hospital Regional do Marajó. Ela deu entrada na unidade por volta das 10h30 e por lá ficou até o dia 24, quando passou pela cirurgia.

O desespero

Um irmão e uma nora de Rosangela ficaram revezando como acompanhantes no período de internação dela. Mas, no dia da cirurgia, a nora foi impedida de acompanhar o procedimento, segundo o relato da família.

Após os efeitos da anestesia, Rosangela acordou e pediu para o irmão ver se a operação foi feita, pois ela não percebeu nada. O desespero veio imediatamente após ela passar a mão na barriga e sentir dores e as marcas de pontos cirúrgicos.

“Fui pegar no meu braço (região próxima da clavícula), mas não tinha cirurgia nenhuma, só que tinha algo estranho e eu fiquei muito nervosa. Depois eu levei a mão embaixo e vi a cirurgia na barriga e mais desesperada fiquei”, relembrou.

Rosangela afirmou que falou para dois técnicos de enfermagem que a cirurgia feita estava errada e eles responderam: “O importante é que foi feita a cirurgia na senhora”, contou.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O irmão da vítima, que estava esperando por ela, cobrou imediatamente uma explicação do hospital. Após isso, outros pacientes que dividiram o quarto com Rosangela foram retirados da sala.

A conversa que se deu em diante entre Rosangela, o irmão dela e equipe médica, foi gravada por um dos familiares.

O “equívoco”

Segundo a gravação cedida pela família de Rosângela, a médica Lígia Sant’ana Bonisson entrou no local, se identificou pelo primeiro nome, e disse que ocorreu um “equívoco”, uma troca na identificação de pacientes. Segundo Lígia, uma enfermeira identificou Rosangela como Maria e a encaminhou para sua sala, com o prontuário trocado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Ontem estava movimentado o bloco e tinha feito uma cirurgia em uma senhora de 80 anos que estava aguardando uma outra cirurgia, que era retirada de útero. E ontem, olha o que aconteceu, houve uma troca de identificação”, disse a médica na gravação.

“Ontem estava movimentado o bloco e tinha feito uma cirurgia em uma senhora de 80 anos que estava aguardando uma outra cirurgia, que era retirada de útero. E ontem, olha o que aconteceu, houve uma troca de identificação”, disse a médica na gravação.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP