Brasil
Cozinheira de 54 anos morre após panela de pressão explodir em restaurante
Cidelia estava trabalhando no estabelecimento comercial quando o utensílio de cozinha estourou

Publicado em 04/10/2023 14:47

Foto/Reprodução


Foi confirmada a morte da cozinheira Cidelia Pereira de Morais, de 54 anos, após uma panela de pressão explodir em um restaurante de Anápolis, Goias , localizado no Jardim Alvorada. Com informacao do Portal6

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ela faleceu após passar dez dias internada no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), em Goiânia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O óbito foi confirmado nesta segunda-feira (02), mas só foi divulgado no final da tarde desta terça-feira (03).

Cidelia estava trabalhando no estabelecimento comercial quando o utensílio de cozinha estourou, ferinddo a mulher gravemente.

Cuidados com a panela de pressão

Dicas para evitar acidentes

Manutenção

Manter a panela de pressão com a manutenção em dia, ou seja, limpar com regularidade a válvula de pressão e a válvula de segurança, retirando toda a obstrução que normalmente se dá por meio de gordura. Como também, assim que perceba desgaste na  borracha de vedação se deve trocá-la. A maioria dos acidentes e incidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio da válvula de segurança e/ou válvula de pressão.

Uso diário

Todavia, no uso diário, recomendamos colocar os condimentos e temperos após os alimentos. Primeiramente se amolece os alimentos com a pressão e somente depois se coloca os temperos. Atitude simples que diminui o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes.

Assim como, na panela de pressão se deve colocar apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução. Atitude simples que também previne o desgaste do utensílio e a sua deformação. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outro ponto importante é aplicar a recomendação do manual da panela de pressão no que diz respeito ao tempo de permanência no fogo. Não é aconselhável ultrapassar 15 minutos, a partir do início da fervura. Ou seja, observar o som característico da panela, que quer dizer que a fase de cozimento do alimento se iniciou. A partir desse momento se deve estar atento aos tempos de cozimento dos alimentos que são distintos para que não se ultrapasse.

É preciso observar, enquanto a panela estiver no fogo, se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão. Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente estará obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula de pressão suavemente e após o uso limpá-la adequadamente, retirando toda a gordura, como já foi orientado.

O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão, e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nunca se deve abrir a panela de pressão sem verificar se toda a pressão foi aliviada.

Pós uso

Sempre após o uso da panela de pressão, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão, para não ocorrer obstrução.

A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se a mesma apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa, porque ela perde a elasticidade.

Nunca levar a panela de pressão após o uso para a pia e abrir a torneira d’água, pois esta atitude poderá ensejar um choque térmico por conta das diferenças de temperaturas da água da torneira e da panela de pressão.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP