Alerta
ESSA quantidade de refrigerante por dia já prejudica a saúde e aumenta risco de morte
A pesquisa conduzida por cientistas de vários países concluiu que essa quantidade já aumenta o risco de doenças circulatórias até de morte

Publicado em 14/04/2022 20:01

Foto/Reprodução


Que o refrigerante em excesso traz problemas à saúde não é novidade. Mas um novo estudo, publicado no periódico científico  JAMA International Medicine  concluiu que até mesmo doses menores da bebida, como dois copos por dia, já é o suficiente para aumentar os riscos de problemas de saúde - em especial no sistema circulatório - e até levar à morte.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para chegar a este resultado, um grupo de cientistas analisou os dados de mais de 450 mil adultos em 10 países europeus.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As informações, fornecidas pela European Prospective Investigation on Cancer and Nutrition (EPIC), indicaram que num intervalo médio de 16,4 anos ocorreram 41,6 mil mortes, a maior parte delas causada pelo consumo de refrigerante .

"Foi encontrada maior mortalidade por todas as causas entre os participantes que consumiram 2 ou mais copos por dia. Também foram observadas associações positivas entre bebidas adoçadas artificialmente e mortes por doenças circulatórias ", atestou o estudo.

Já no caso dos "refris" adoçados com açúcar, a  causa mortis mais frequente era relacionada a doenças digestivas quando o consumo excedia um copo por dia.

Por que o refrigerante prejudica a saúde?

Segundo Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of LifeStyle Medicine, o problema dos refrigerantes com adoçante artificial é o excesso de sódio, usado para mascarar o sabor do substituto do açúcar.

Do IG


COMPARTILHAR NO WHATSAPP