No RN
Conheça o misterioso Castelo Zé dos Montes no interior do RN, a 120 km de Natal

Publicado em 11/09/2019 22:49

Foto/Reprodução


Do site Compartilhe Viagens- Quando vocês pensam nas atrações turísticas do Rio Grande do Norte, o que vem a cabeça? Aposto que praia, dunas, lagoas… mas provavelmente nunca imaginaram que poderiam visitar castelos também, né?
 
No post sobre o município de Carnaúba dos Dantas, já apresentei a vocês o Castelo de Bivar, construído por um morador carnaubense inspirado em um filme épico.
 
Mas este não é o único do RN. Mais próximo de Natal, a 120 km, no município de Sítio Novo (de 5,3 mil habitantes), está o Castelo Zé dos Montes, construído por José Antônio Barreto, em razão de uma visão, que teve ainda quando criança. O castelo está aberto a visitação nos fins de semana e é um passeio bem interessante.
 
post-castelo-islamico-ze-dos-montes-sitio-novo-serra-da-tapuia-labirinto
 
Quando adulto, Zé dos Montes, que é militar aposentado, começou a construir os castelos pelo Nordeste. Comprou diversos terrenos e começou várias construções. A quantidade de construções e onde foram feitas é um mistério até hoje.
 
Foi em 1984, que Zé dos Montes começou a construir o castelo de Sítio Novo. O terreno fica a 400 metros de altitude e oferece uma vista muito bonita da paisagem da região, que tem bastante formação rochosa e vegetação.
 
post-castelo-islamico-ze-dos-montes-sitio-novo-serra-da-tapuia-2
 
A construção levou 25 anos e, por dentro, ainda não está completamente pronta. Zé dos Montes sempre construiu tudo com ideias da cabeça dele, por isso, o castelo não tem um estilo muito definido, apesar de lembrar construções de arquitetura mourisca. Também não se sabe quanto foi investido na construção, que foi erguida por Zé dos Montes com ajuda de pedreiros contratados por ele.
 
O castelo também é muito procurado para ensaios fotográficos, que precisam ser agendados. Para as visitas turísticas, o castelo está aberto aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. A entrada é R$ 10 por pessoa. Lá também funciona um restaurante, com opções de almoço e lanches.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP